Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Encontro com Isabela Figueiredo e Leïla Slimani

  Evento passado
15 Setembro 2022 (19:00)
Mediateca Institut français du Portugal

A mediateca do Institut Français du Portugal terá o imenso prazer de receber no dia 15 de setembro, pelas 19h00, as escritoras Isabela Figueiredo e Leïla Slimani para uma conversa em torno dos seus livros respetivos, Caderno de Memórias Coloniais e O país dos outros. O que aproxima estas duas escritoras, internacionalmente reconhecidas, é o facto de ambas terem nascido em dois países de África, Moçambique e Marrocos e que foram marcados pela colonização e por uma relação de poder de países terceiros.

Em Caderno de Memórias Coloniais, Isabela Figueiredo conta a sua própria história, a de uma filha que ama o seu pai, atencioso, presente, terno e protetor, mas que é simultaneamente um homem que revela um comportamento violento e um tratamento prepotente, racista, sexista face às mulheres e aos homens do país onde vive. Isabela Figueiredo revela neste livro a verdade brutal do colonialismo português, em Moçambique, com o qual nunca compactuou. A força deste texto reside na ambiguidade de sentimentos, no facto da escritora amar o seu pai sem conseguir deixar de condená-lo e de condená-lo sem conseguir deixar de o amar.

Por outro lado, Leïla Slimani nasceu e cresceu em Marrocos. O país dos outros é uma obra de ficção que conta a história de um casal, Mathilde, uma jovem francesa da Alsácia, e Amine, soldado marroquino a combater nas forças armadas francesas que se casam e vão viver para Marrocos, idealizando uma vida radiosa. Porém, rapidamente vão perceber que há grandes diferenças e que se sentem sistematicamente num lugar que não é o deles, no país dos outros, repleto de diferenças culturais, históricas, poderes sociais e políticos que marcam as vidas. Mas, sobretudo, as mulheres vivem no país dos homens e devem lutar pela sua emancipação.

Moderação de Carlos Vaz Marques

Neste encontro, a moderação está a cargo do jornalista, tradutor e editor Carlos Vaz Marques, que convidará as duas escritoras a falarem sobre a questão da identidade, das suas raízes e da vivência que tiveram e da relação que têm hoje com dois países marcados pelo poder e pela colonização.

 

Entrada livre dentro do limite dos lugares disponíveis

Tradução simultânea em português e francês | Audioguias disponíveis

 

Venda de livros pela Nouvelle Librairie Française e sessão de autógrafos

 

Informações mediateque@ifp-lisboa.com | 21 393 92 72

 

Livro