Saltar para o conteúdo principal

Festa do Cinema Francês

Um evento emblemático

Criada em 2000 pelo Institut français du Portugal e organizada em colaboração com a rede de Alianças Francesas e os municípios das cidades parceiras, a Festa do Cinema Francês é um dos mais antigos e importantes eventos cinematográficos em Portugal. Desde 2020, foi e continuará a ser organizado por uma estrutura parceira.

Todos os anos o Festival reúne entre 20.000 a 25.000 espectadores, com exibições em muitas cidades do país e conta com a presença de personalidades do cinema francês (realizadores, actores, produtores).

Uma programação exceptional

Da ficção à animação passando pelo documentário, a Festa do Cinema Francês oferece uma programação rica e variada, destinada a um público também este eclético. Impondo-se como a principal plataforma de visibilidade dos filmes franceses em Portugal, a Festa do Cinema Francês reúne todos os géneros com o objetivo de melhor refletir a diversidade da produção cinematográfica francesa

Apresenta uma seleção de filmes em antestreia, alguns dos quais são distribuídos em Portugal, e assim apoia o trabalho dos distribuidores portugueses. A retrospectiva apresentada na Cinemateca Portuguesa destaca todos os anos uma figura importante do cinema francês. O festival também dá um lugar especial ao público jovem, com numerosas exibições escolares em várias cidades de todo o país.

Prestigiados convidados

Desde a sua criação em 2000, a Festa do Cinema Francês tem recebido convidados excecionais, incluindo Sophie Marceau, Isabelle Adjani, Fanny Ardant, Jeanne Balibar, Josiane Balasko, Louis Garrel, Agnès Varda, Costa-Gavras, Agnès Jaoui, Claire Simon, Carine Tardieu e Jean-Louis Trintignant.

Para saber mais sobre o programa, visite o website da Festa do Cinema Francês!

Cinema