Saltar para o conteúdo principal

Noite da Literatura Europeia

Visitar uma dezena de países europeus numa única noite?

Possível através da literatura!

O Instituto Francês de Portugal, em ligação com a rede de institutos culturais e serviços culturais das embaixadas europeias (EUNIC Portugal), participa na organização da Noite da Literatura Europeia.

Durante um passeio noturno literário que se realiza todos os anos em Junho, obras contemporâneas de 14 autores de diferentes países europeus são apresentadas ao público através de encenações originais em vários espaços no centro de Lisboa; uma oportunidade para os visitantes descobrirem novos talentos literários estrangeiros.

A Noite da Literatura Europeia nasceu em Praga em 2006, antes de ser progressivamente exportada para outras cidades europeias, como Brno, Bucareste, Dublin, Vilnius ou ainda Lisboa. Em Portugal, a primeira edição da Noite da Literatura Europeia foi celebrada a 24 de maio de 2013 e o evento está integrado no programa das Festas de Lisboa desde 2014.

Tendo tido um crescente sucesso, o evento viu aumentar o número de países organizadores de 8 para 13, e os espectadores passaram de 1000 em 2013 para cerca de 4500 em 2017.


Em 2016, a Noite da Literatura Europeia teve lugar na freguesia do Carmo – Trindade. A Temporada das Sombras, de Leonora Miano, foi interpretada pelo ator Ricardo Silva, na presença do autor.

A edição de 2017 teve novamente lugar no distrito de Carmo – Trindade, a obra escolhida, “En attendant Bojangle” de Olivier Bourdeaut foi interpretada pela atriz Ana Sofia Paiva, acompanhada por uma criação sonora de Florent Manevoh, no Museu arqueológico do Carmo.

A edição de 2018 teve lugar no Bairro Alto. “A trança” de Laetitia Colombani representou a França com uma leitura bilíngue no Atelier-Museu Júlio Pomar, na presença da autora Laetitia Colombani, da atriz Ana Sofia Paiva e acompanhamento pela bailarina Mathilde Gilhet.

Em 2019, “Um mundo ao alcance da mão”, de Maylis de Kerangal, foi apresentado pela autora e atriz de língua francesa e pela designer Cátia Tomé, que criou uma instalação visual e sonora para a ocasião.

Em 2020, a Noite Europeia da Literatura teve lugar na rádio Smooth FM, com uma leitura de Vernon Subutex de Virginie Despentes, de Cátia Tomé.

Em Junho de 2021 não esqueça a 9ª edição da Noite da Literatura Europeia!

Livro