Saltar para o conteúdo principal

As nossas atividades

O sector dos intercâmbios artísticos e culturais do Instituto Francês de Portugal estabelece o diálogo entre as culturas e promove artistas e profissionais franceses e portugueses.

Difusão e circulação artística das obras francesas

Em estreita colaboração com uma densa rede de instituições e parceiros culturais, o Institut français du Portugal acompanha e apoia eventos e estruturas portuguesas na implementação de projectos de criação, divulgação e co-produção. Como parceiro de numerosos festivais e locais culturais, mantém um diálogo duradouro com os programadores e artistas, ajudando ao mesmo tempo a aumentar a visibilidade dos eventos que organizam ou nos quais participam.

Aconselhamento e apoio

Apoiando-se na experiência da sua equipa e no seu conhecimento do meio artístico francês e português, o Instituto Francês de Portugal presta aconselhamento e apoio a profissionais e estruturas no desenvolvimento de projectos estruturantes, orientando-os na sua respectiva abordagem a redes profissionais no outro país e na sua procura de financiamento.

Missões prioritárias

Continuando a intervir nos diferentes setores, o Institut français du Portugal irá, a partir de 2021, reorientar a sua ação para as missões prioritárias que lhe foram confiadas: a promoção do design francês e a publicação de obras de autores franceses e francófonos, bem como projetos destinados a públicos jovens que lhes dêem acesso a produções culturais de língua francesa.

Foi assim que o Institut français du Portugal estabeleceu como objectivo participar na abertura de novos mercados e promover novas oportunidades para as Indústrias Culturais e Criativas Francesas, particularmente no setor do design e da edição, através de um processo de ligação entre os profissionais franceses e os setores profissionais portugueses. Participa também no reforço das reuniões bilaterais e apoia a comunidade profissional portuguesa no seu desejo de estruturar os seus intercâmbios com a França.

Mobilidade artística e profissional Portugal/França

O Institut français du Portugal também apoia a mobilidade de artistas e profissionais portugueses para França através dos programas “Focus” do Instituto Francês, organizados por ocasião dos eventos mais emblemáticos de cada sector cultural, permitindo-lhes descobrir as novidades culturais francesas e encontrar profissionais franceses, a fim de promover intercâmbios e cooperação entre os dois países, programas de formação (programa “Courants du Monde” do Ministério da Cultura francês) e programas de residência (Cité Internationale des Arts).

O Institut français du Portugal também incentiva e apoia residências para artistas ou profissionais franceses nas estruturas dedicadas a estes programas em Portugal.

 

 

Festivais e estructuras culturais apoiadas pelo l’Institut français du Portugal

ArquiteturaArtes visuaisEspectáculo ao vivoMúsica