Saltar para o conteúdo principal

As nossas ações

O Institut français du Portugal promove a publicação de obras francesas contemporâneas em Portugal. Apoia editoras portuguesas que publicam títulos de autores franceses e francófonos, trabalha para promover a sua diversidade e aumentar a sua visibilidade.

No âmbito da missão prioritária para as Indústrias Culturais e Criativas (ICC), promovida pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e implementada ao longo de três anos (2020-2023), a edição é um sector prioritário de ação em Portugal.

Apoio às editoras portuguesas através do Programa de Apoio à Publicação (PAP)

O Programa de Apoio à Publicação é um programa de ajuda do Instituto Francês de Paris focado na transferência de direitos. O Institut français du Portugal faz circular convites para apresentação de candidaturas e recebe candidaturas de editores portugueses.

As outras ajudas para o setor editorial

Os profissionais portugueses (editores, tradutores e autores) podem informar-se sobre o apoio disponível para o sector do livro e da edição na nossa página.

Valorizar a visibilidade das obras francesas em Portugal

Em colaboração com editores portugueses, o IFP reforça a visibilidade das obras francesas comunicando sobre lançamentos literários.

Organização da Noite da Literatura Europeia

Como parte do agrupamento de serviços culturais e institutos culturais europeus, o IFP organiza a Noite da Literatura Europeia, um evento emblemático em Lisboa dedicado à literatura europeia contemporânea. Todos os anos, em Junho, os visitantes são convidados a participar numa visita de leitura encenada num bairro da cidade.