Saltar para o conteúdo principal
pt

MaisFRANÇA

Temporada verão/outono 2023 - A criação contemporânea francesa em Portugal

MaisFRANÇA 2023

Artes visuais, cinema, espetáculo ao vivo, design, música, debate de ideias… Uma temporada dedicada à criação contemporânea francesa em Portugal!

 

Entre fevereiro e outubro de 2022, Portugal e França organizaram conjuntamente mais de 400 eventos no âmbito da Temporada Portugal-França. Para além da temporada ter fortalecido os laços já existentes, representou também uma oportunidade para estabelecer novas parcerias e intensificar os contatos entre atores de ambos os países nas esferas institucionais, associativas e económicas. A Temporada permitiu ainda atingir um público português diversificado e mais jovem em todo o país, de Viana de Castelo a Tavira.

A Embaixada de França em Portugal e o Institut français du Portugal querem dar continuidade a este espírito e a esta dinâmica.

Daí, o lançamento de MaisFRANÇA, uma temporada dedicada a criação contemporânea francesa em Portugal que valoriza os projetos mais inovadores nos domínios das artes visuais, arquitetura, cinema, música, … em co-construção com operadores portugueses prescritores. (Fundação Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Almada, BoCA Bienal, Trienal de Arquitetura de Lisboa, Porto Design Biennale, Doclisboa, etc…)

 

MaisFRANÇA teve início em maio de 2023, em Lisboa, num contexto dinámico e internacional de artes visuais com duas exposições de artistas francesas, Sarah Benslimane (Galeria Madragoa) e Pauline Guerrier (Galeria Foco). Cada uma delas, à sua maneira, questiona os códigos da sociedade, através de diferentes formas e suportes. Ambas as exposições são realizadas em galerias abertas à cena internacional e empenhadas em mostrar artistas jovens e inovadores.

O mês de junho prossegue com a exposição de jovens artistas franceses no âmbito do programa Suite do CNAP (Centre National des Arts Plastiques) na Ampersand, e a exposição de Sara Sadik na Kunsthalle Lissabon. Estes espaços fazem a escolha de uma criação esclarecida e irreverente, que questiona com delicadeza as nossas práticas e os nossos hábitos.

 

Em julho e agosto, MaisFRANÇA continua com cinco momentos marcantes da vida cultural portuguesa: o festival de curtas-metragens de Vila do Condé, o festival de Almada, o espetáculo de Ryoji Ikéda na Fundação Gulbenkian e na Fundação de Serralves, a jovem bienal A Dobradiça e o festival Fuso.

Cada um destes eventos explora formas de expressão e práticas muito diferentes – a curta-metragem, o circo, o teatro, a música, a vídeo-arte, o encontro entre a arte e o debate de ideias – para se chegar a um público cada vez mais alargado.

O final do Verão será marcado por uma série de festivais prescritivos, que atraem a Portugal uma criação contemporânea dinâmica e viva. Em setembro e outubro, haverá momentos de celebração, com a oitava edição do MIL, festival de música atual, a 24ª Festa do Cinema Francês e uma edição de Doclisboa com uma forte programação francesa.

 

A França estará igualmente representada em vários eventos que dialogam com a sociedade contemporânea, onde a arte e o pensamento se cruzam e se unem para fazer pensar o público e provocar o debate. MaisFRANÇA é parceira da Trienal de Arquitetura de Lisboa e da Porto Design Biennale, onde serão expostos os projetos de jovens designers franceses que inventam novas formas de se lidar com os seus vários ambientes.

O festival QueerLisboa e a BoCA Bienal oferecerão a oportunidade de abordar questões de género e de identidade sexual, através da literatura, do cinema e do teatro.

Será também a altura da Noite das Ideias, que este ano se espalhará por três eventos em torno do tema “Mais”, em três cidades portuguesas: Lisboa, Porto e Aljezur.

 

A exploração das questões contemporâneas através das artes continua com o Alkantara Festival em novembro.

No âmbito do Ano do Documentário, a França estará bem representada no festival PORTO/POST/DOC.

Finalmente, o mês de novembro será digital, e MaisFRANÇA estará presente em Braga, cidade criativa da Unesco para as artes digitais, no festival de música electrónica e arte digital SemiBreve.

 

MaisFRANÇA é um programa organizado pela Embaixada de França em Portugal e o Institut Français e conta com o apoio de mecenas: Claude & Sofia Marion Fundation, Credibom, JC Decaux, Mexto e WAAU.

 

Toda a programação será divulgada a 7 de junho

 

Arquitetura Artes visuais Cinema Debate de ideias Digital Espectáculo ao vivo Francês Institucional Livro Música