Saltar para o conteúdo principal
pt

MaisFRANÇA

2024

MaisFRANÇA 2024

 

Todos os anos, Portugal recebe manifestações culturais prestigiosas  que atraem públicos nacionais e internacionais. Assim, em 2024, MaisFRANÇA volta a apoiar o melhor da criação contemporânea francesa nos eventos mais importantes e visíveis  da  agenda cultural portuguese, reforçando parcerias com as principais instituições do país.

Os melhores artistas e espectáculos franceses estão em digressão em Portugal. São grandes obras que redefinem os códigos contemporâneos das artes plásticas, do teatro e da dança, propondo novas estéticas e novas abordagens.  As estruturas que as apoiam variam em dimensão, mas  todas  estão empenhadas na divulgação de um trabalho criativo exigente, com uma forte ênfase na divulgação. Através de MaisFRANÇA, o Institut français acompanha-os na concretização das suas ambições e na visibilidade do seu trabalho.

MaisFRANÇA é também a criação contemporânea emergente, aberta ao risco, que subverte os códigos e as fronteiras entre os géneros. Para isso, o Institut français pode contar com operadores de confiança com os quais o diálogo é fértil.

MaisFRANÇA 2024 abre o diálogo, num debate de Ideias como propedêutica da democracia que visa repensar, nestes tempos preocupantes, o universal em novas bases. Através do diálogo entre o público e os pensadores franceses e portugueses, pretende-se também reapropriar criticamente o legado “des Lumières” enfrentando sem medo os desafios atuais:

  • A violência contra as mulheres e o estatuto das mulheres nas nossas sociedades, o que implica uma redefinição da masculinidade;
  • A construção de cidades mais inclusivas num contexto de segregação acelerada e de especulação;
  • A reflexão sobre o racismo, a racialização e a construção das sociedades e das nações numa Europa decididamente marcada pela diversidade e pela mistura das culturas e dos povos;
  • A análise da relação entre os nossos dois países e as suas antigas colónias, os sujeitos pós-coloniais e as diásporas;
  • O debate sobre o nosso modelo de desenvolvimento e de crescimento, bem como a nossa relação com a natureza e os não-humanos, face as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

 

Descarregar o programa

 

Calendário

 

 

 

Arquitetura Artes visuais Cinema Debate de ideias Digital Espectáculo ao vivo Francês Institucional Livro Música