Saltar para o conteúdo principal

As nossas missões

Como parte do seu apoio ao desenvolvimento das indústrias culturais e criativas francesas no estrangeiro, o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e a sua rede cultural internacional estão a mobilizar-se através de uma “missão prioritária ICC”.

No âmbito deste plano de ação, foram designados dois setores prioritários em Portugal: a edição e o design.

O Institut français du Portugal apoia o desenvolvimento das ICC francesas em território português, realizando três tipos de ações ao serviço dos profissionais franceses :

  • A criação de recursos em torno do ecossistema português. Encontrará estes recursos nos separadores “Cartografia de actores” e “Recursos para profissionais franceses“.
  • O desenvolvimento de um programa de ação para as ICC francesas em Portugal para os dois setores prioritários: Edição e Design.
  • Reforço da visibilidade e da comunicação das ICC francesas em Portugal.

 

O que são as ICC ?

As Indústrias Culturais e Criativas correspondem a todos os setores de atividade cujo objetivo principal é a criação, desenvolvimento, produção, reprodução, promoção, divulgação ou comercialização de bens, serviços e atividades que tenham um conteúdo cultural, artístico e/ou patrimonial.

Esta noção foi desenvolvida recentemente e visa a reavaliação da cultura como uma atividade geradora de rendimentos e de emprego em pé de igualdade com outros setores da economia. As ICC são instrumentos importantes de divulgação em todo o mundo, e representam uma prioridade na estratégia da França para influenciar a cena internacional.

Existem sete correntes dentro das ICC:

– Arquitetura e Design

– Artesanato

– Artes Visuais

– Artes do espectáculo

– Audiovisual e Multimédia

– A edição e o Livro

– Património cultural