Bêka & Lemoine, realizadores convidados do Arquiteturas Film Festival
De 27 a 30 Junho 2024
O Arquiteturas Film Festival acontece no Porto, entre 27 e 30 de junho, apresentando um programa de filmes, debates, instalações e passeios. O festival conta com 4 eixos de programação, com destaque para as participações de Bêka & Lemoine como “Realizadores Convidados”.
A aclamada dupla de cineastas, produtores, editores e videoartistas, Ila Bêka e Louise Lemoine, junta-se a esta edição como Realizadores Convidados. Com uma seleção de filmes, debates, visitas guiadas e uma instalação, mergulham nos terrenos simbólicos do cinema e da arquitetura para juntar uma comunidade de entusiastas e estimular novas relações.
Nesta 11ª edição sobre o tema “Aprender a Desaprender”, o festival convida o público para uma cativante viagem cinematográfica através das complexidades da produção do conhecimento arquitetónico e do seu impacto social. O programa oferece novas perspetivas sobre o papel da disciplina na formação do ambiente construído a partir de vários ângulos. Explora a forma como a arquitetura pode corajosamente reimaginar a representação convencional, questionar as práticas extractivistas e desmantelar as narrativas coloniais.
Focando o seu interesse sobretudo no modo como o ambiente construído molda e influencia a vida quotidiana, Ila Bêka e Louise Lemoine têm desenvolvido uma abordagem única e pessoal, que pode ser definida, seguindo o autor francês Georges Perec, como uma “antropologia do ordinário”. Apresentados pelo The New York Times como “figuras de culto do meio arquitetónico europeu”, o trabalho de Bêka & Lemoine tem sido amplamente aclamado como “uma nova forma de crítica” (Mark) que “mudou drasticamente o modo como vemos a arquitetura” (Domus).
PROGRAMA DOS REALIZADORES CONVIDADOS
DEBATE | PRÉ-ABERTURA
27.06, Quinta-feira | 17h15, Circo de Ideias
Debate sobre o livro “The Emotional Power of Space” com Ila Bêka, Louise Lemoine e Mariana Pestana (Curadora Chefe do Centro de Arquitetura do MAC/CCB)
Como é que o espaço afeta o nosso estado físico, psicológico e emocional? Ila Bêka e Louise Lemoine exploram esta questão através da forma viva e íntima da conversa com doze arquitetos de renome para quem a perceção e os sentidos desempenham um papel central no seu trabalho. Este livro reúne histórias de sensibilidade que revelam as forças intuitivas e irracionais em jogo na nossa relação com o espaço.
CINEMA | ABERTURA
27.06, Quinta-feira | 19h15, Batalha Centro de Cinema, Sala 1
Abertura por Paulo Moreira, Diretor do festival
‘Rehab (from rehab)’, 86’’, Bêka & Lemoine, 2023 [França/ Itália], seguido de e Q&A com os realizadores
Uma reflexão sensível e pessoal que questiona a forma como os hospitais pensam os espaços de cuidados para os mais vulneráveis. Propondo um tratamento altamente especializado para deficiências físicas e neurológicas, REHAB projetado pelos arquitectos suíços Herzog & de Meuron em Basileia, tornou-se um modelo único graças à sua abordagem holística da reabilitação, que trata com o mesmo nível de atenção os cuidados físicos e o bem-estar mental.
INSTALAÇÃO | FESTA DE ABERTURA
27.06, Quinta-feira | 21h15, INSTITUTO
Inauguração da Instalação ‘Stories of Spaces’ da dupla Bêka & Lemoine e festa de inauguração com performance musical de Bonnie Bopela
CINEMA
28.06, Sexta-Feira | 21h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Cinema e Q&A com realizadores, moderado por Shumi Bose (Editora-chefe da KoozArch)
PASSEIO
29.06, SÁBADO | 10H00
‘Nova cidade, antiga periferia’ | Passeio Guiado pelo Porto com o arquiteto Pedro Bandeira e Bêka & Lemoine
Inscrição obrigatória disponível no website
Duração: 3h00, Lotação: 20 participantes; preço 5€ (inclui bilhete de metro)
Há uma nova cidade na antiga periferia, menosprezar esse facto é abdicar da complexidade e diversidade do grande Porto. Este passeio terá como propósito chamar a atenção para um dos lugares com mais potencial de desenvolvimento futuro: a zona oriental e a linha de Fânzeres.
CINEMA
29.06, Sábado | 19h15 | Batalha Centro de Cinema, Sala 2
Sessão de Cinema com Q&A com Realizadores, moderado por Julia Albani (CCA – Canadian Centre for Architecture)
‘Tokyo Ride’, 90’’, Bêka & Lemoine, 2020 [França/ Itália]
Mais do que um retrato, no sentido clássico, de um dos mais talentosos e célebres arquitetos japoneses da atualidade, o filme reproduz na sua mais pura espontaneidade a experiência de uma simpática viagem urbana. Ryue Nishizawa narra a forte relação com a sua cidade natal através de alguns locais que lhe são pessoalmente queridos, edifícios que o influenciaram e alguns dos seus projetos arquitetónicos. O filme questiona até que ponto a prática da arquitetura está enraizada no ambiente construído e como o meio cultural alimenta e molda a nossa imaginação.