Programa de Apoio à Publicação – 4 obras selecionadas

Centrado na cedência de direitos, o Programa de Apoio à Publicação (PAP) apoia o trabalho e o empenho das editoras estrangeiras que desenvolvem uma política editorial de publicação de obras traduzidas do francês, permitindo, assim, que o público não francófono tenha acesso à criação e ao pensamento franceses contemporâneos.
Este programa constitui um instrumento de apoio à programação dos Institutos Franceses em todo o mundo e dos seus parceiros locais, complementando os Programas de Apoio à Publicação locais, geridos pelos Gabinetes do Livro.
Desde 1990, o conjunto destes programas tem contribuído para a publicação de cerca de 26 000 títulos de autores franceses em 80 países.
Os resultados da segunda sessão de candidaturas de 2026 já foram divulgados. Em Portugal, o apoio foi atribuído a quatro obras.
Infanto Juvenil
Le detour, de Rozenn Brecard (La Partie) para Orfeu Negro
Um irmão e uma irmã faltam à escola numa manhã. Que se lixe a escola: começa uma manhã roubada à rotina! Ao longo desse dia, vão apoderar-se de um barco para atravessar um braço de mar, explorar um armazém portuário, escalar uma falésia e até tomar banho nus no mar gelado…
Banda desenhada
Cauchon… Ou l’homme qui tua jeanne d’arc, de Xavier Dorison, Louis-David Delahaye e Joël Parnotte (Dargaud) para Arte de Autor
1431. A França e a Inglaterra travam uma guerra sem tréguas. O poderoso bispo Pierre Cauchon, ao serviço dos ingleses, conspira para assumir a direção do julgamento de Joana d’Arc. Mas, quando o julgamento tem início, a jovem que afirma ser enviada por Deus revela uma combatividade extraordinária. O julgamento transforma-se, então, num confronto entre duas personalidades excecionais, cujas posições são diametralmente opostas. De um lado, um homem da Igreja no auge do poder, manipulador e com meios ilimitados para conduzir a acusação; do outro, uma mulher independente e determinada, abandonada pelos seus e cuja única arma é o idealismo.
Ensaio
Le plaisir efface : clitoris et pensée, de Catherine Malabou (Rivages) para Orfeu Negro
O clitóris, ausente dos livros de anatomia, das pinturas, das esculturas e até do imaginário coletivo e dos próprios corpos, foi durante muito tempo o órgão do prazer apagado. Hoje, esse esquecimento parece estar finalmente a ser reparado. O clitóris está agora em destaque. Conferências, livros, manifestos e obras de arte são-lhe atualmente dedicados.
Romance
La nuit au coeur, de Nathacha Appanah (Gallimard) para Livros do Brasil (Grupo Porto Editora)
La nuit au cœur entrelaça três histórias de mulheres vítimas de violência por parte dos seus companheiros. Num equilíbrio entre força e humildade, Nathacha Appanah explora o enigma insuportável do feminicídio conjugal, quando a noite mais escura toma o lugar do amor.

Livro
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Música
Não classificado