Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Livro “Capital e Ideologia” de Thomas Piketty

Lançamento em Portugal
  Evento passado
De 2 a 14 Outubro 2020

Capital e Ideologia: A magistral história global da desigualdade contada por Thomas Piketty

Uma investigação massiva da história económica mundial, para nos fazer pensar e encontrar soluções para uma sociedade menos desigual

 

A Temas e Debates publica o livro Capital e Ideologia, do célebre economista Thomas Piketty, um exaustivo ensaio sobre as desigualdades sociais e económicas nas sociedades, desde as trifuncionais e esclavagistas antigas até às sociedades pós-colonialistas e hipercapitalistas modernas. Esta obra começa onde termina O Capital no Século XXI, revelando como a desigualdade sempre foi uma constante no Ocidente e no resto do mundo, tendo-se tornado a norma mundial. Rica em indícios e factos, esta admirável obra de um dos pensadores mais influentes da atualidade é de leitura obrigatória para todos os que se debatem com os dilemas do presente.

«A desigualdade não é económica ou tecnológica: é ideológica e política.» Sem um conhecimento aprofundado das ideologias que sustentaram a desigualdade no passado, não podemos entender sua forma atual ou como superá-la. Para além de um retrato aprofundado das disparidades sociais ao longo dos séculos, Piketty apresenta também sugestões políticas, económicas e ideológicas para as colmatar. Um convite ao leitor para reimaginar as possibilidades do nosso tempo: um novo horizonte com uma intenção universal, uma nova ideologia da igualdade, da propriedade social, da educação e da partilha dos saberes e dos poderes.

 

Thomas Piketty, nascido em Clichy (França) em 1971, é professor catedrático na École des Hautes Études en Sciences Sociales e professor da École d’Économie de Paris. O seu livro O Capital no Século XXI (2013), publicado em Portugal pela Temas e Debates, foi traduzido em 40 línguas e vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares em todo o mundo. O presente livro é o seu prolongamento.

Livro