Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

MOOC “HIV Science”

Inscripções abertas
  Evento passado
De 12 Setembro (08:00) a 21 Dezembro 2018 (17:00)
MOOC “HIV Science”

Sobre este MOOC

O Instituto Pasteur tem o prazer de vos anunciar que estão abertas as inscrições para o seu novo MOOC « HIV Science ».

Da origem biológica do vírus à sua identificação até às perspetivas de erradicação, este MOOC inteiramente gratuito é uma verdadeira imersão na ciência do HIV. Destinado a todos aqueles que desejam desenvolver ou aprofundar os seus conhecimentos científicos no que respeita o vírus da SIDA e as perspectivas actuais de investigação.

Co-dirigido por Michaela Müller-Trutwin e Asier Sàez-Ciriòn, investigadores no Instituto Pasteur, este MOOC divulgará a partir de 2 de Novembro próximo, 32 sessões asseguradas por 28 peritos reconhecidos como Françoise Barré-Sinoussi, prémio Nobel de Medicina em 2008 pela identificação do HIV.

Desde o início da epidemia, o HIV contaminou mais de 75 milhões de pessoas das quais 35 milhões morreram. Hoje, apesar da replicação do HIV que pode ser controlada por um tratamento antirretroviral, a infeção continua um problema sério no que respeita a saúde mundial com 36,7 milhões de pessoas infectadas e um milhão de óbitos ligados ao HIV em 2016, segundo a OMS. Metade da população infectada não tem acesso aos tratamentos antirretrovirais e existem 2 milhões de novos infectados que são registados todos os anos. Acrescenta-se ainda que não existe actualmente qualquer tratamento curativo contra o HIV e os tratamentos antirretrovirais devem ser tomados até ao fim da vida. Neste MOOC, diferentes aspectos da infeção pelo HIV serão examinados : a sua origem biológica, a sua identificação como agente causador de SIDA assim como as perspectivas da sua erradicação. Também será apresentado o estado da epidemia do HIV no mundo, quanto ao vírus (diversidade molecular) e ao seu hospedeiro (populações).

Uma atenção particular será acordada aos últimos avanços científicos sobre as interações complexas entre o vírus e a célula hospedeira, os mecanismos imunitários que são elaborados para fazer face ao vírus e as respectivas reações deste. Alguns indivíduos excepcionais que desenvolveram mecanismos eficazes para controlar a infeção e os modelos animais de proteção espontânea farão também o objeto de estudo. Abordar-se-ão também os problemas da investigação em matéria de tratamento clínico da infeção pelo HIV e as perspectivas de tratamento e de prevenção. Em resumo, este MOOC constitui um esboço transversal da investigação sobre o HIV do ponto de vista quer dos cientistas como dos clínicos.

Formato

Este MOOC está organizado em 6 capítulos :

  • 1. Origem, epidemiologia e história natural da infeção HIV
  • 2. Mecanismos de replicação e de disseminação do HIV. A formação de reservatórios virais.
  • 3. O HIV e o sistema imunitário.
  • 4. Fisiopatologia da infeção VIH.
  • 5. Tratamento clinico.
  • 6. Perspectivas e desafios futuros.

Cada módulo é composto por 5 sessões. Cada sessão contém um vídeo de 8 a 10 minutos e um teste de escolha múltipla para o ajudar a testar a sua compreensão. Os vídeos são em inglês com legendas em francês e em inglês.

 

Público alvo

Este MOOC destina-se a todos aqueles que desejam saber mais sobre a ciência do HIV e as investigações em curso. Apresenta um interesse particular para os estudantes que trabalhem na área do HIV ou nas ciências biomédicas, os profissionais de saúde, os investigadores, as associações de luta contra a sida e ainda as ONG.

Com a participação de :

Victor Appay (Inserm, Sorbonne Université), Ahidjo Ayouba (IRD), Françoise Barré-Sinoussi (Institut Pasteur), Anne-Sophie Beignon (CEA), Monsef Benkirane (CNRS), Guislaine Carcelain (Université Paris-Diderot), Anaïs Chapel (Institut Pasteur), Nicolas Chomont (Université de Montréal),Constance Delaugerre (Université Paris-Diderot), Jean-Daniel Lelièvre (Institut Mondor de Recherche Biomédicale), Jade Ghosn (Université Paris-Diderot), Cécile Goujard (Université Paris-Saclay), Béatrice Jacquelin (Institut Pasteur), Karine Lacombe (UPMC), Olivier Lambotte (Université Paris-Saclay), Nicolas Manel (Institut Curie), Elisabeth Menu (INSERM), Jean-Michel Molina (Université Paris-Diderot), Hugo Mouquet (Institut Pasteur), Nicolas Noël (Université Paris-Saclay), Stéphane Paul (Université Jean-Monnet), Olivier Schwartz (Institut Pasteur), Florence Thune (Sidaction), Lydie Trautmann (The Henry M. Jackson Foundation for the Advancement of Military Medicine

Sem categoria