Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

FUSO – Seleção do CNAP (Centre National des Arts Plastiques)

29 Agosto 2024
Lisboa

O FUSO é o único festival de videoarte em Portugal. A programação é tão eclética quanto as linguagens que dão forma a este meio, que reúne e cruza as disciplinas artísticas contemporâneas: artes visuais, performance, dança, teatro, cinema e literatura.

O FUSO apresenta obras seleccionadas por curadores nacionais e internacionais, em programas especialmente concebidos para o festival. A notoriedade e a experiência dos curadores convidados asseguram uma programação de elevada qualidade, apresentando e descobrindo artistas de renome internacional, jovens artistas e artistas históricos, portugueses e estrangeiros.

Pelo segundo ano consecutivo, o Fuso associa-se ao CNAP (Centre National des Arts Plastiques) para apresentar quatro filmes da sua notável coleção. A seleção foi feita pela cineasta Marie Voignier, cujos filmes foram exibidos em alguns dos maiores festivais e instituições em França e no estrangeiro (FID Marseille, Viennale, Berlinale, Centre Pompidou, etc.). Sob o título “and elsewhere “, esta carta branca de 51 minutos será exibida a 29 de agosto.

 

Randa Maddah
In view
7’07
Sem diálogo
2017

Filmado a partir do terraço da sua casa em Majdal Shams, o vídeo de Randa Maddah utiliza um complexo sistema de espelhos em movimento para ligar os dois lados da fronteira que divide os Montes Golã desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Situado na linha de cessar-fogo, Majdal Shams testemunha esta trágica separação e a deportação para a Síria da maioria de uma população agora proibida de regressar a casa e ver as suas famílias. Graças aos espelhos, as instalações militares israelitas e sírias estão no mesmo plano. As pessoas de ambos os lados da fronteira estão sujeitas à mesma opressão. Partilham o mesmo sentimento de perda de identidade e de memória apagada. Para a artista, é uma visão fragmentada do seu “eu” fragmentado, numa bela paisagem que ela sente como sua.

 

Basma al-Sharif
The story of milk and honey
9’44
2011

O vídeo conta a história do fracasso de um homem desconhecido em escrever uma história de amor no Líbano. Uma narração em voz-off liga imagens, cartas e canções. Desta forma, uma história é transformada numa viagem que explora a recolha e a perceção de informação, história, imagens e som, e a questão de saber onde se encontra o indivíduo dentro deste conjunto.

 

Larissa Sansour
Nation Estate
9’02
2012
Sem diálogo

Nesta curta-metragem de ficção científica, que faz referência à situação atual no Médio Oriente, os palestinianos têm o seu próprio Estado, que consiste num gigantesco arranha-céus, o Nation Estate, que alberga toda a população palestiniana. Cada cidade tem o seu próprio andar. Os controlos tornaram-se cibernéticos, bastando apresentar a impressão digital ou a íris do olho. A história segue uma personagem feminina folclorista/futurista que regressa a casa depois de uma viagem, ao ritmo de música eletrónica oriental e efeitos especiais.

 

Marwa Arsanios
Have you ever killed a Bear or Becoming Jamila
25’25
2014

Vídeo realizado após uma performance cujo ponto de partida foi uma investigação efectuada sobre Jamila Bouhired, uma mulher argelina que luta pela liberdade. A investigação centra-se nas diferentes representações de Jamila no cinema, na sua integração e promoção nas décadas de 1960 e 1970 na revista egípcia Al-Hilal, que era uma importante revista cultural árabe.