Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Os pontos altos da Festa do Cinema Francês em Lisboa

  Evento passado
De 8 a 21 Outubro 2020

Anote já na sua agenda os pontos altos da Festa em lisboa:

 

  • 8 de outubro às 21h: Abertura da 21a Festa do Cinema Francês no Cinema São Jorge.

Projeção de Miss de Ruben Alves, com presença do realizador, e do ator Alexandre Wetter.

 

  • 9 de outubro às 17h30: Abertura da retrospetiva dedicada a Delphine Seyrig na Cinemateca Portuguesa.

Encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, contando com a participação da programadora da Cinemateca, Maria João Madeira, e da também programadora e realizadora, Rita Azevedo Gomes.

 

  • 12 de outubro às 21h: encontro com Sarah Teper, diretora de elenco a seguir a projeção de Cuidar dos vivos de Katell Quillévéré (2016), no Cinema São Jorge. 

Após a projeção do filme Cuidar dos vivos, Sarah Teper contará ao público como desenvolveu seu trabalho e revisitará as diferentes fases pelas quais o elenco de um filme passa.

 

  • 13 de outubro às 19h : projeção do filme Mulher de Yann Arthus-Bertrand e Anastasia Mikova no Cinema São Jorge, seguida de uma mesa redonda em presença do co-realizador

Após a mostra de Mulher, de Anastasia Mikova e Yann Arthus Bertrand, o Cinema São Jorge promove uma mesa redonda dedicada a pensar e debater o lugar da mulher na sociedade contemporânea. A conversa contará com a presença de Yann Arthus-Bertrand, co-realizador do filme, fotógrafo e ambientalista, Sofia Marrecas Ferreira Marion, escritora, produtora e patrocinadora através da Fundação Claude & Sofia Marion, Dulce Maria Cardoso, escritora, autora de Eliete – A Vida Normal e Florence Mangin, Embaixadora de França em Portugal, nomeada, de 2017 a 2019, Alta funcionária para a Igualdade de direitos no Ministère de l’Europe et des Affaires Étrangères.

 

  • 14 de outubro às 19h : projeção do filme Aznavour por Charles no Cinema São Jorge, seguida de um debate, com a presença do fadista Ricardo Ribeiro e do musicólogo e professor Rui Vieira Nery. 

Após a projeção do filme Aznavour por Charles, a Festa do Cinema Francês promove uma conversa que, partindo do filme, analisa e reflecte sobre a obra de um dos mais incontornáveis nomes da chanson francesa. O debate, aberto à participação do público presente, contará com a presença do fadista Ricardo Ribeiro e do musicólogo e professor Rui Vieira Nery. Acompanhando as imagens da vida do artista franco-arménio, Charles Aznavour, os convidados falarão do poder da música no cinema, na sociedade e na vida.

 

  • 15 de outubro às 19h : projeção do documentário O Capital no Século XXI de Justin Pemberton e Thomas Piketty seguida de uma conversa entre o professor José Tavares, e o jornalista Pedro Santos Guerreiro.

Após a sessão de antestreia de O Capital no Século XXI no Cinema São Jorge, juntam-se em torno dos temas das dinâmicas de acumulação e a distribuição de riqueza levantados pelo filme, o professor José Tavares, e o jornalista Pedro Santos Guerreiro. Doutorado em Economia por Harvard, José Tavares é professor na Nova SBE, da Universidade Nova de Lisboa, e investigador no Centre for Economic Policy Research em Londres. Investigou na área da economia política, temas como democracia e crescimento económica, corrupção e custos da discriminação de género. Em 2019 publicou o ensaio A Europa Não É Um País Estrangeiro, um ensaio sobre o passado e o futuro da ideia de Europa. Licenciado em Gestão, Pedro Santos Guerreiro fundou o Jornal de Negócios que dirigiu entre 2007 e 2014. Foi ainda diretor do Expresso entre 2014 e 2019 onde continua a escrever. Esta sessão é realizada em parceria com a Temas & Debates, editora dos livros O Capital no Século XXI e Capital e Ideologia de Thomas Piketty, e Alambique Filmes, distribuidora do filme em Portugal.

 

  • 16 de outubro às 19h00 e sábado 17 de outubro às 15h00: projeção de Felicità de Bruno Merle

Com a presença do realizador e da sua filha e atriz do filme, Rita Merle, no Cinema São Jorge.

 

  • 17 de outubro, às 19h: projeção de Manual da Boa Esposa de Martin Provost

Com a presença do realizador no Cinema São Jorge

Pode descarregar o programa da Festa do Cinema Francês em Lisboa aqui

 

Cinema