Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Exposição de Christine Enrègle

Do Jardim tropical ao carvão vegetal: o desenho na linha das metamorfoses
  Evento passado
De 7 a 26 Julho 2020

Os 28 desenhos apresentados na exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, foram realizados em duas residências no Centro de investigação artística Hangar, na mesma cidade, em agosto de 2018 e junho-julho de 2019.

Feitos a carvão vegetal sobre tela de algodão, cada um mede cerca de 150 x 80 cm. As suas proporções referem-se às do corpo humano.

“O que me impressionou em Lisboa em 2018 foram as árvores que encontrei cerca de quinze anos antes no Brasil. Fotografadas no Jardim da Estrela ou na Praça do Príncipe Real, as árvores pontuam os nossos percursos na cidade de Lisboa e motivam os nossos passeios.”

Christine Enrègle, artista plástica, nascida em 1973 em Suresnes (Paris), Doutora em Artes visuais pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2008), é professora de Artes visuais na Escola Superior de Design, Condé, em Paris.

Durante o doutorado, recebeu bolsas universitárias para estudar no Brasil, na Escola de Belas artes de Belo Horizonte (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG).

Primeira artista em residência no Jardim botânico do Rio em 2004, participa deste 2017 em várias residências artísticas na França e no estrangeiro, em particular em Lisboa onde, depois da sua exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes em julho 2020, apresentará em 2021 os seus desenhos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Uma exposição apoiada pelo Institut français du Portugal.

Artes visuais