Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

“Enigma” de Pierre Coulibeuf

Galeria Foco e Cinemateca Portuguesa
  Evento passado
De 7 Julho a 7 Agosto 2022

No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França, a Galeria Foco tem o prazer de apresentar ENIGMA, uma instalação foto-vídeo do artista e cineasta francês de vanguarda Pierre Coulibeuf. ENIGMA é um obra transmídia concebida com três pontos de referência: lugares urbanos, performances, uma canção de ópera. Lugares históricos e contemporâneos no Luxemburgo, as ações-perfomances de duas jovens mulheres que «interpretam» estes lugares, uma «canção da sereia» que habita os lugares mas também os corpos das artistas performáticas. A performance gerada pelo encontro com o local é uma linguagem secreta que devemos decifrar e traduzir.

Este projeto artístico é materializado na galeria com uma instalação foto-vídeo composta por 4 imagens em movimento e uma série de 12 fotografias. É criado a partir dos elementos do filme, desconstruído e reinterpretado a fim de produzir um dispositivo espacial com o próprio espaço de exposição.

Inauguração: 7 de Julho de 2022, a partir das 18h00.
Com a performance de Vânia Rovisco e o lançamento do livro: ENIGMA – Pierre Coulibeuf concebido por Ana Rito, Hugo Barata, Pierre Coulibeuf e publicado por Stolen Books, Lisboa, Portugal.

07 Julho 2022 | 07 Agosto 2022
Horários de abertura:
Terça-feira a sexta-feira: 14h-19h
Sábado: 14h-18h

 

Pierre Coulibeuf – Nota biográfica

Cineasta e artista visual de vanguarda. Nascido em Elbeuf (França), em 1949. Vive em Paris. Estudos literários (DEA e tese de pós-graduação). Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, França (2001).
Pierre Coulibeuf está a desenvolver um projecto transdisciplinar: faz ficções experimentais (em filme) que investem no campo da arte, e onde as mudanças de identidade afectam os mundos ou artistas que inspiram as suas obras. Os seus filmes são apresentados tanto no cinema como, recompostos, sob a forma de instalações de vídeo-foto na rede internacional de arte contemporânea.
As obras de Coulibeuf fazem parte de importantes colecções públicas em França e no estrangeiro.
Em 2013, a sua exposição no Espaço YUAN, Pequim, foi seleccionada para o Prémio Art China 2013, na categoria dos artistas estrangeiros mais influentes na China (com Andy Warhol, Marcel Duchamp, Nobuyoshi Araki, Shirin Neshat). Em 2019, é laureado das Résidences Sur Mesure do Instituto Francês em Paris (Artes Visuais).

 

Programação paralela

Projecção de 3 filmes de Pierre Coulibeuf na Cinemateca Portuguesa de Lisboa

8 de Julho de 2022: 19h30
ENIGMA – De Pierre Coulibeuf, com Vânia Rovisco e Andresa Soares. França, 2022 – 27 min
DÉDALE – De Pierre Coulibeuf, com Vânia Rovisco e Matheus Walter. França, 2009 – 27 min – Comprimento total: 54 min | M/16
A sessão conta com a presença de Pierre Coulibeuf e Vânia Rovisco.

9 de Julho de 2022: 19h30
DOCTOR FABRE WILL CURE YOU – De Pierre Coulibeuf, com Jan Fabre e Ivana Jozic – França, 2013 – 60 min / legendado eletronicamente em português | M/16
A sessão conta com a presença de Pierre Coulibeuf, Ana Rito e Hugo Barata.

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro 39
1269-059 Lisboa

Artes visuais