
4ª edição do Choix Goncourt du Portugal

Kamel Daoud estará em Lisboa para presidir a quarta edição do Choix Goncourt du Portugal
Na sequência do sucesso das edições anteriores, o Institut Français du Portugal apresenta a quarta edição do Choix Goncourt du Portugal, que terá lugar no dia 2 de junho, no Palácio de Santos – Embaixada de França, em Lisboa, na presença do escritor franco-argelino Kamel Daoud, vencedor do Prémio Goncourt 2024 pela obra Houris (Bertrand, 2024).
Ao longo dos últimos meses, 23 estudantes de sete universidades portuguesas – Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade da Madeira, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto – leram e debateram as quatro obras finalistas selecionadas para esta edição:
- La Nuit au cœur, de Nathacha Appanah (Gallimard);
- Kolkhoze, de Emmanuel Carrère (P.O.L);
- Le Bel Obscur, de Caroline Lamarche (Seuil); e
- La Maison vide, de Laurent Mauvignier (Minuit).
Um estudante representante de cada universidade integrará o júri nacional responsável pela escolha da obra vencedora do Choix Goncourt du Portugal 2026.
A deliberação do júri estudantil vai decorrer entre as 15h00 e as 17h00, seguindo-se, às 17h30, a proclamação oficial dos resultados, no salão de música do Palais de Santos. A cerimónia contará com discursos institucionais, leitura dos argumentos apresentados pelos estudantes e anúncio da obra vencedora por Kamel Daoud.
No seguimento do Choix Goncourt du Portugal, Kamel Daoud estará também presente na Mediateca do Institut Français du Portugal, no dia 3 de junho, às 19h00, para uma apresentação das suas duas obras traduzidas em Portugal: Houris, publicado pela Bertrand (2024), e Por vezes é preciso trair, editado em maio de 2026 pela Guerra e Paz. Esta conversa será moderada pela diretora do Institut français du Portugal, Mathilde Vanackere.
O Choix Goncourt du Portugal é organizado pelo Institut Français du Portugal, em parceria com a APEF – Associação Portuguesa de Estudos Franceses, a Nouvelle Librairie Française e o Mama Shelter.
Programa
- 15h00 – 16h30 — Deliberação à porta fechada do júri estudantil (Sala de Conferências)
- 17h – 18h00 — Proclamação dos resultados (Salão de Música)
- Discurso da Senhora Embaixadora de França Hélène Farnaud-Defromont
- Discurso de Kamel Daoud
- Leitura das argumentações pelos estudantes
- Anúncio do resultado do Prémio Estudantil Goncourt Portugal por Kamel Daoud
- Proclamação do laureado do Choix Goncourt du Portugal 2026 por um estudante do júri
- 18h – 19h30 — Cocktail

Livro
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Música
Não classificado