Apresentação do livro “C’est le peuple qui commande. La Révolution des oeillets : 1974-1976” de Victor Pereira
16 Abril 2024 (18:00)
O historiador Victor Pereira apresenta uma nova perspetiva sobre a Revolução dos Cravos. Mais do que o derrube de uma ditadura pelo exército, esta revolução desencadeou uma profunda convulsão social e democrática em Portugal e conduziu à independência das suas antigas colónias.
Em Portugal, há 50 anos, no dia 25 de abril de 1974, jovens oficiais, apoiados por uma grande parte da população, derrubaram o Estado Novo, o regime autoritário instaurado por António de Oliveira Salazar em 1933. O fim desta ditadura, que durou quase 40 anos, assinalou também o fim de um grande império colonial europeu.
Demasiadas vezes reduzida a um golpe de Estado pacífico que durou apenas algumas horas, a Revolução dos Cravos e as suas consequências (descolonização, mobilização social, procura de um caminho socialista original) são ainda mal compreendidas. Este livro oferece uma visão actualizada do processo revolucionário português. Analisa não só a dinâmica revolucionária, as oposições entre partidos políticos e militares, as preocupações diplomáticas (esta tomada de poder democrática foi também socialista), mas também os vários movimentos sociais que tentaram transformar radicalmente a sociedade portuguesa, para que possamos finalmente pensar em conjunto estes elementos raramente pensados em conjunto.
Victor Pereira, professor de história contemporânea na Universidade de Pau e no Pays de l’Adour, é atualmente investigador no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação incide sobre as migrações portuguesas e a história do século XX português.