Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Retrospetiva Nicolas Philibert

Festa do Cinema Francês
  Evento passado
De 4 a 30 Novembro 2023

Um dos grandes nomes do cinema contemporâneo, o documentarista Nicolas Philibert terá em novembro na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e na sua presença, a primeira retrospetiva em Portugal da totalidade da sua obra cinematográfica, organizada em colaboração com a 24ª Festa do Cinema Francês.

Nicolas Philibert nasceu em 1951 em Nancy (França). Depois de estudar filosofia, interessou-se pelo cinema e tornou-se assistente de realização, tendo trabalhado nomeadamente com René Allio, Alain Tanner e Claude Goretta. Em 1978, correalizou com Gérard Mordillat o seu primeiro documentário, LA VOIX DE SON MAÎTRE, no qual uma dezena de líderes de importantes grupos industriais franceses falavam sobre controle, hierarquia e poder no contexto empresarial e financeiro. De 1985 a 1987, Nicolas Philibert filmaria vários filmes de montanhismo para a televisão, tendo depois começado a realizar documentários destinados ao cinema, dos quais ÊTRE ET AVOIR (2002), sobre o quotidiano de uma escola primária de província foi um surpreendente êxito popular em França, tendo estreado comercialmente em sala em quase 40 países (Portugal, incluído).

Esta retrospetiva inaugura com o seu mais recente filme, SUR L ADAMANT/SOBRE L’ADAMANT (Urso de Ouro do festival de Berlim de 2023, que estreará comercialmente em Portugal logo a seguir pela distribuidora Midas Filmes), percorrendo o conjunto de uma obra atravessada pela mais nobre tradição observacional do cinema direto e pela sua reinvenção por um olhar fortemente personalizado e inventivo, capaz de abordar e iluminar o funcionamento de instituições tão distintas como um museu (LA VILLE LOUVRE), um hospital psiquiátrico (LA MOINDRE DES CHOSES) ou um jardim zoológico (NENETTE). Partindo de uma atenção minuciosa aos comportamentos individuais, a visão de Philibert   sensível, atenta, original e plena de humor – atua como um poderoso revelador da nossa humanidade e da maneira como esta se insere num jogo social mais amplo.

Cinema