Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Festival Europa 61

Semana de Cinema Europeu
De 23 a 29 Setembro 2021

Dois anos e uma pandemia depois, eis que a Europa 61 regressa ao Porto.

 

A pergunta que aqui se punha ao abrir o catálogo da primeira edição (“existimos verdadeiramente enquanto europeus?”) mantém‐se pertinente e a seleção de filmes apresentados procura, uma vez mais, não propriamente dar uma resposta, mas sim contribuir para o debate em torno da questão.

13 filmes e 13 nacionalidades diferentes a descobrir nesta Semana de Cinema Europeu no cinema Trindade de 23 a 29 de setembro. Neste âmbito, a França participará com o filme “As coisas que dizemos, as coisas que fazemos” de Emmanuel Mouret.

Daphné, grávida de três meses, encontra‐se de férias no campo com o seu companheiro, François. Numa das breves ausências em trabalho deste, vê‐se obrigada a acolher sozinha um primo dele, Maxime, que não conhece. Ao longo de quatro dias, enquanto aguardam o regresso de François, Daphné e Maxime vão‐se conhecendo a pouco e pouco, partilhando histórias cada vez mais íntimas sobre as suas vidas afetivas do presente e do passado. Recorrendo ao dispositivo das “bonecas russas” para desenvolver a sua narrativa, Emmanuel Mouret prossegue no seu filme mais recente a dissecação das relações amorosas, continuando a reivindicar abertamente a filiação rohmeriana a que a sua obra anterior nos habituara e mergulhando com evidente prazer e mestria nos meandros do artifício “literário”.

Todas as sessões têm entrada gratuita mediante o levantamento de bilhete.

 

Descarregar o programa completo

Cinema