Festa da Francofonia 2023
De 6 a 25 Março 2023
A Festa da Francofonia está de volta a Portugal durante o mês de março. Uma vez mais, este ano, 10 países, com o apoio de parceiros de renome, juntam-se para oferecer um programa multidisciplinar e francófono. Música, literatura e teatro entre outros, … para todos os gostos, todas as idades e em todo o país.
10 países membros da OIF (Organização Internacional da Francofonia), com representação diplomática em Portugal (Andorra, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Costa do Marfim, Egito, França, Luxemburgo, Roménia e Tunísia), convidam o público a descobrir a riqueza do mundo francófono ao longo do mês de março.
Este ano, a Roménia é homenageada, dado que em 2023, celebra 30 anos de adesão à OIF. Nesta ocasião, dia 23 de março pelas 18h no Museu Nacional do Azulejo, terá lugar um concerto de música clássica interpretado por uma dupla franco-romena: a violinista romena Clara Cernat acompanhada pelo compositor e pianista francês, Thierry Huillet.
Esta edição também é especial por contar com um novo país nas celebrações da Francofonia em Portugal: Cabo Verde. Este, estado membro da OIF desde 1996, junta-se à festa e oferece, em colaboração com a Embaixada do Luxemburgo, uma noite festiva no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, a 18 de março. Um concerto de “Chansons françaises” com cores cabo-verdianas interpretado por duas cantoras e um pianista, seguido de uma receção gastronómica onde o público poderá saborear as especialidades de todos os países da Francofonia.
O programa musical é rico este ano e contará também, com um concerto de música afro-eletrónica do artista congolês-Canadiano, Pierre Kwenders, na Casa Independente em Lisboa, no dia 16 de março.
Como todos os anos, a literatura tem um lugar importante no programa. A Festa da Francofonia tem a honra de receber o escritor, jornalista e membro da Academia Francesa, Dany Laferrière, que dará uma conferência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, em Lisboa, no dia 20 de março.
No Porto, a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) acolherá, nos dias 20 e 21 de março, o sociólogo Frédéric Martel para duas conferências sobre a evolução da cultura nas nossas sociedades.
Para os jovens, contamos com podcasts, ecologia e teatro! O Liceu francês Charles Lepierre reitera a edição dos seus podcasts sobre a juventude francófona, em parceria com escolas de Andorra, do Cabo-Verde e do Luxemburgo.
O Liceu em colaboração com a Embaixada do Canadá e a associação Bandeira Azul organizará uma grande operação “francófona” de limpeza de praias no dia 22 de março na Costa da Caparica.
Entretanto, a peça de teatro Le Petit Prince, encenada pelo Théâtre du Héron, fará uma digressão por várias cidades portuguesas: Aveiro, Lisboa e Porto.
Finalmente, para saber mais sobre cada país do mundo francófono, as 10 Alianças Francesas em Portugal abrirão as suas portas no dia 25 de março das 11h às 18h para acolher as aldeias francófonas. Jogos, questionários e brindes estarão à espera dos visitantes.
Esta iniciativa conta com os países membros e observadores da OIF (Organização Internacional da Francofonia) com representação diplomática em Portugal, a saber, Embaixada de Andorra; Embaixada do Cabo-Verde; Embaixada do Canadá; Embaixada da Costa do Marfim; Embaixada do Egito; Embaixada de França; Embaixada do Luxemburgo; Embaixada do Reino da Bélgica; Embaixada da Roménia; Embaixada da Tunísia, mas também a Oficina do Québec em Barcelona, os Institutos Culturais Francês, Romeno e o Centro Cultural do Cabo-Verde, com o apoio da Alliance Française de Lisboa, da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês), da APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) e do Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa. Viva a Francofonia!