Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

20ª Festa do Cinema Francês

A Festa do Cinema Francês chega à 20ª edição “à grande e à francesa”
  Evento passado
De 3 Outubro a 8 Novembro 2019

Organizada pelo Institut Français du Portugal, a Embaixada de França e a SERENA Productions, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a rede das Alliances Françaises e as Câmaras municipais das cidades de Lisboa, Almada, Coimbra, Porto, Portimão, Setúbal, Beja e Leiria, a 20ª edição da Festa do Cinema Francês (FCF) vai decorrer de 3 de Outubro a 8 de Novembro 2019.

A abertura oficial é em Lisboa a 3 de Outubro no Cinema São Jorge, onde permanecerá até dia 13 assim como noutras salas da cidade. Depois da capital e de Almada (9 a 13 de Outubro), o fervilhar da Festa do Cinema Francês espalhará o seu fogo de artifício pelas outras cidades portuguesas: Setúbal (4 a 7 de Outubro), Coimbra (15 a 19 de Outubro), Porto (22 a 27 de Outubro), Leiria (30 de Outubro até 3 de Novembro), Portimão (5 a 7 de Novembro) e Beja (5 a 8 de Novembro).

Dedicada aos amantes da 7ª Arte e aos curiosos, a Festa do Cinema Francês privilegia o encontro com a vitalidade e diversidade da produção ou co-produção francesa nos diferentes géneros, mas também o reencontro com filmes que fazem parte do património cinematográfico mundial.

Segundo o lema que presidiu à criação pelo Institut Français du Portugal da Festa do Cinema Francês, em 2000, a programação deste ano afirma uma vez mais os critérios de qualidade e pluralidade com uma forte presença de realizadore(a)s, actores e actrizes como tem sido seu apanágio.

A 20ª Festa do Cinema Francês é também o momento de celebrar a cooperação cinematográfica franco-portuguesa feita de partilha e conhecimento mútuo que se tem cimentado ao longo dos anos, criando um espaço/tempo de encontros e diálogos profissionais, mas também de masterclasses.

O visual deste ano, assinado pela ilustradora francesa Marie Doazan, remete-nos para os recortes gráficos da calçada portuguesa. As cores vivas e a construção contemporânea da imagem põem em cena uma projeção festiva e descontraída, celebrando o cinema de espírito livre e independente que foi sempre a marca da Festa do Cinema Francês.

Cinema