“… Que continues bem”
12 Maio 2022 (19:00)
Com “… Que continues bem”, sobre Cartas de Amor da Guerra Colonial, convidamos a vir assistir à leitura de extratos da correspondência amorosa entre uma madrinha de guerra e seu noivo, escritas no final dos anos 60.
O Institut français du Portugal foi parceiro do projeto “… Que continues bem” da Rádio Dragon.
A partir de atmosferas sonoras, arquivos e vozes ao vivo, embarcará num regresso ao passado salazarista, e das guerras coloniais.
Um trabalho sonoro de Léa Promaja, que nasceu da descoberta de centenas de cartas numa rua lisboeta. Com a presença de Sílvia Espírito-Santo e Anne Cova, historiadoras parceiras do projeto.
Cofinanciado pelo programa Europa para os Cidadãos da União Europeia
Em colaboração com a Antena 2 / RTP.
Reserva necessária mediatheque@ifp-lisboa.com
O projeto “… Que continues bem” foi financiado pela União Europeia no âmbito do programa Europa para os Cidadãos.
(Nomeadamente a vertente Memória, e a questão da participação cívica (das mulheres) em regimes autoritários (ditadura salazarista)).
Actividades preparatórias
As actividades preparatórias envolveram 33 participantes de França, Portugal e Luxemburgo.
Locais/datas: Fonds documentaire triévois, Musée du Trièves, Mixages (Mens), em Lisboa e no Luxemburgo, em quinze datas, de 10 de dezembro de 2020 a 10 de fevereiro de 2023.
Breve descrição
Estas actividades consistiram em lançar o tratamento de arquivos de todos e em mobilizar o empenho voluntário, incluindo nos eventos, para ajudar as pessoas a descobrir o período ditatorial de Salazar em Portugal, em particular a existência das madrinhas do tempo da guerra e do Movimento Nacional de Mulheres, através de cartas de amor da época encontradas rasgadas numa rua de Lisboa.
Eventos
No âmbito deste projeto, foram organizados quatro eventos:
Evento 1
Participação: Reuniu 52 cidadãos de Grenoble e Mens (França).
Local/Data: O evento teve lugar em Grenoble, na Maison de l’International e em Mens, de dezembro de 2020 a 17 de março de 2022.
Breve descrição: Foi consagrado à descoberta do arquivo histórico com várias sessões de montagem de cartas rasgadas ao meio e a sua apresentação durante uma noite seguida de um intercâmbio em torno destas cartas sob a forma de rádio.
Evento 2
Participação: Reuniu 68 cidadãos da cidade de Lisboa (Portugal).
Local/Data: o evento teve lugar em Lisboa, no Institut Français du Portugal (Lisboa, Portugal), de 3 de maio de 2022 a 12 de maio de 2022.
Breve descrição: consistiu numa pesquisa documental, com testemunhas directas deste período da história, bem como em ateliers em francês e português para conhecer o projeto, e numa leitura radiofónica nocturna em colaboração com o canal cultural nacional Antena 2/RTP, acompanhada por uma historiadora do ICS-ULisboa, Anne Cova, e Sílvia Espírito Santo, doutoranda em história contemporânea na Universidade do Minho, e numa discussão pública.
Evento 3
Participação: Reuniu 82 cidadãos da cidade de Mens (França) de 22 de setembro a 1 de outubro de 2022, no Musée du Trièves e no espaço social Mixages (Mens).
Local/Data: o evento teve lugar em Mens.
Breve descrição: Foi dedicado à descoberta da história portuguesa através destas cartas de amor por vários meios: ateliers “arquivistas”, com a montagem de cartas rasgadas, um filme e uma refeição festiva portuguesa em torno de uma exposição dedicada ao tema com uma transmissão em direto de 2 horas dedicada a testemunhos e partilha histórica.
Evento 4
Participação: Reuniu 50 cidadãos da cidade do Luxemburgo (Luxemburgo) no dia 14 de fevereiro de 2023, no Centro Cultural Português do Luxemburgo.
Breve descrição: Consistiu numa noite com a apresentação de uma leitura encenada dedicada à história destas cartas encontradas numa rua de Lisboa, que contam a história de amor de uma madrinha de guerra e de um soldado que partiu para combater na guerra colonial, através de uma emissão radiofónica partilhada em direto com o público, seguida de um debate e de uma bebida amigável com o público. Este evento complementou os três primeiros.