
“… Que continues bem”

12 Maio 2022 (19:00)
Com “… Que continues bem”, sobre Cartas de Amor da Guerra Colonial, convidamos a vir assistir à leitura de extratos da correspondência amorosa entre uma madrinha de guerra e seu noivo, escritas no final dos anos 60.
O Institut français du Portugal foi parceiro do projeto “… Que continues bem” da Rádio Dragon.
A partir de atmosferas sonoras, arquivos e vozes ao vivo, embarcará num regresso ao passado salazarista, e das guerras coloniais.
Um trabalho sonoro de Léa Promaja, que nasceu da descoberta de centenas de cartas numa rua lisboeta. Com a presença de Sílvia Espírito-Santo e Anne Cova, historiadoras parceiras do projeto.
Cofinanciado pelo programa Europa para os Cidadãos da União Europeia

Em colaboração com a Antena 2 / RTP.
Reserva necessária mediatheque@ifp-lisboa.com
O projeto “… Que continues bem” foi financiado pela União Europeia no âmbito do programa Europa para os Cidadãos.
 (Nomeadamente a vertente Memória, e a questão da participação cívica (das mulheres) em regimes autoritários (ditadura salazarista)).
Actividades preparatórias
As actividades preparatórias envolveram 33 participantes de França, Portugal e Luxemburgo.
 Locais/datas: Fonds documentaire triévois, Musée du Trièves, Mixages (Mens), em Lisboa e no Luxemburgo, em quinze datas, de 10 de dezembro de 2020 a 10 de fevereiro de 2023.
Breve descrição
Estas actividades consistiram em lançar o tratamento de arquivos de todos e em mobilizar o empenho voluntário, incluindo nos eventos, para ajudar as pessoas a descobrir o período ditatorial de Salazar em Portugal, em particular a existência das madrinhas do tempo da guerra e do Movimento Nacional de Mulheres, através de cartas de amor da época encontradas rasgadas numa rua de Lisboa.
Eventos
No âmbito deste projeto, foram organizados quatro eventos:
Evento 1
Participação: Reuniu 52 cidadãos de Grenoble e Mens (França).
 Local/Data: O evento teve lugar em Grenoble, na Maison de l’International e em Mens, de dezembro de 2020 a 17 de março de 2022.
 Breve descrição: Foi consagrado à descoberta do arquivo histórico com várias sessões de montagem de cartas rasgadas ao meio e a sua apresentação durante uma noite seguida de um intercâmbio em torno destas cartas sob a forma de rádio.
Evento 2
Participação: Reuniu 68 cidadãos da cidade de Lisboa (Portugal).
 Local/Data: o evento teve lugar em Lisboa, no Institut Français du Portugal (Lisboa, Portugal), de 3 de maio de 2022 a 12 de maio de 2022.
 Breve descrição: consistiu numa pesquisa documental, com testemunhas directas deste período da história, bem como em ateliers em francês e português para conhecer o projeto, e numa leitura radiofónica nocturna em colaboração com o canal cultural nacional Antena 2/RTP, acompanhada por uma historiadora do ICS-ULisboa, Anne Cova, e Sílvia Espírito Santo, doutoranda em história contemporânea na Universidade do Minho, e numa discussão pública.
Evento 3
Participação: Reuniu 82 cidadãos da cidade de Mens (França) de 22 de setembro a 1 de outubro de 2022, no Musée du Trièves e no espaço social Mixages (Mens).
 Local/Data: o evento teve lugar em Mens.
 Breve descrição: Foi dedicado à descoberta da história portuguesa através destas cartas de amor por vários meios: ateliers “arquivistas”, com a montagem de cartas rasgadas, um filme e uma refeição festiva portuguesa em torno de uma exposição dedicada ao tema com uma transmissão em direto de 2 horas dedicada a testemunhos e partilha histórica.
Evento 4
Participação: Reuniu 50 cidadãos da cidade do Luxemburgo (Luxemburgo) no dia 14 de fevereiro de 2023, no Centro Cultural Português do Luxemburgo.
 Breve descrição: Consistiu numa noite com a apresentação de uma leitura encenada dedicada à história destas cartas encontradas numa rua de Lisboa, que contam a história de amor de uma madrinha de guerra e de um soldado que partiu para combater na guerra colonial, através de uma emissão radiofónica partilhada em direto com o público, seguida de um debate e de uma bebida amigável com o público. Este evento complementou os três primeiros.


 Livro
Livro




 Arquitetura
Arquitetura Artes visuais
Artes visuais Cinema
Cinema Debate de ideias
Debate de ideias Digital
Digital Espectáculo ao vivo
Espectáculo ao vivo Francês
Francês Institucional
Institucional Música
Música Não classificado
Não classificado