Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Pour l’image

A criação do compositor francês Philippe Hurel
  Evento passado
De 24 a 25 Abril 2021

Pour l’image, a criação do compositor francês Philippe Hurel, da o título ao primeiro concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Teatro Thalia de Lisboa, no dia 24 de abril, às 11h e no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 25 de abril, às 11h.

Formado em Toulouse e em Paris, Philippe Hurel tornou-se num dos nomes mais destacados da música espectral fundada no final da década de 1970 por Gérard Grisey e Tristan Murail. Pour l’image data de 1985-1986. Está escrita para 14 instrumentos e tem uma duração aproximada de 12 minutos em que vagas sonoras inexoráveis se transformam sem pressas, sem melodias nem acompanhamentos, ora cristalinas ora difusas.

Antes e depois, duas sinfonias do período clássico. A Sinfonia N.º 31 de Mozart foi composta na cidade de Paris em 1778 e a Sinfonia N.º 102 de Haydn que data de 1794.

Deixando de lado quaisquer narrativas sobre a evolução dos estilos musicais, este programa oferece-nos a oportunidade de experimentar uma sensação de vertigem bastante invulgar. Juntar Philippe Hurel a Mozart e a Haydn obriga-nos exercitar a dois tipos de atenção radicalmente distintos. Mas também sabemos que a confrontação das diferenças esclarece aspetos que passam muitas vezes despercebidos.

Francês Música