
“Enigma” de Pierre Coulibeuf

De 7 Julho a 7 Agosto 2022
No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França, a Galeria Foco tem o prazer de apresentar ENIGMA, uma instalação foto-vídeo do artista e cineasta francês de vanguarda Pierre Coulibeuf. ENIGMA é um obra transmídia concebida com três pontos de referência: lugares urbanos, performances, uma canção de ópera. Lugares históricos e contemporâneos no Luxemburgo, as ações-perfomances de duas jovens mulheres que «interpretam» estes lugares, uma «canção da sereia» que habita os lugares mas também os corpos das artistas performáticas. A performance gerada pelo encontro com o local é uma linguagem secreta que devemos decifrar e traduzir.
Este projeto artístico é materializado na galeria com uma instalação foto-vídeo composta por 4 imagens em movimento e uma série de 12 fotografias. É criado a partir dos elementos do filme, desconstruído e reinterpretado a fim de produzir um dispositivo espacial com o próprio espaço de exposição.
Inauguração: 7 de Julho de 2022, a partir das 18h00.
 Com a performance de Vânia Rovisco e o lançamento do livro: ENIGMA – Pierre Coulibeuf concebido por Ana Rito, Hugo Barata, Pierre Coulibeuf e publicado por Stolen Books, Lisboa, Portugal.
07 Julho 2022 | 07 Agosto 2022
 Horários de abertura:
 Terça-feira a sexta-feira: 14h-19h
 Sábado: 14h-18h
Pierre Coulibeuf – Nota biográfica
Cineasta e artista visual de vanguarda. Nascido em Elbeuf (França), em 1949. Vive em Paris. Estudos literários (DEA e tese de pós-graduação). Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, França (2001).
 Pierre Coulibeuf está a desenvolver um projecto transdisciplinar: faz ficções experimentais (em filme) que investem no campo da arte, e onde as mudanças de identidade afectam os mundos ou artistas que inspiram as suas obras. Os seus filmes são apresentados tanto no cinema como, recompostos, sob a forma de instalações de vídeo-foto na rede internacional de arte contemporânea.
 As obras de Coulibeuf fazem parte de importantes colecções públicas em França e no estrangeiro.
 Em 2013, a sua exposição no Espaço YUAN, Pequim, foi seleccionada para o Prémio Art China 2013, na categoria dos artistas estrangeiros mais influentes na China (com Andy Warhol, Marcel Duchamp, Nobuyoshi Araki, Shirin Neshat). Em 2019, é laureado das Résidences Sur Mesure do Instituto Francês em Paris (Artes Visuais).
Programação paralela
Projecção de 3 filmes de Pierre Coulibeuf na Cinemateca Portuguesa de Lisboa
8 de Julho de 2022: 19h30
 ENIGMA – De Pierre Coulibeuf, com Vânia Rovisco e Andresa Soares. França, 2022 – 27 min
 DÉDALE – De Pierre Coulibeuf, com Vânia Rovisco e Matheus Walter. França, 2009 – 27 min – Comprimento total: 54 min | M/16
 A sessão conta com a presença de Pierre Coulibeuf e Vânia Rovisco.
9 de Julho de 2022: 19h30
 DOCTOR FABRE WILL CURE YOU – De Pierre Coulibeuf, com Jan Fabre e Ivana Jozic – França, 2013 – 60 min / legendado eletronicamente em português | M/16
 A sessão conta com a presença de Pierre Coulibeuf, Ana Rito e Hugo Barata.
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
 Rua Barata Salgueiro 39
 1269-059 Lisboa

 Artes visuais
Artes visuais




 Arquitetura
Arquitetura Cinema
Cinema Debate de ideias
Debate de ideias Digital
Digital Espectáculo ao vivo
Espectáculo ao vivo Francês
Francês Institucional
Institucional Livro
Livro Música
Música Não classificado
Não classificado