Débats du Palais de Santos
A livre circulação de pessoas e trabalhadores é um dos pilares da União Europeia. Desde 1996, a diretiva sobre trabalhadores destacados na Europa permite a qualquer empresa da UE enviar temporariamente os seus colaboradores para outro país membro. Contudo, poucas mulheres beneficiam de todas as oportunidades que lhes são oferecidas pelo mercado de trabalho europeu.
Porquê? É essa a questão que será debatida durante o próximo Débats du Palais de Santos, dia 8 de março, às 13h30 no Instituto Superior Técnico.
Para conversar sobre este tema, serão convidadas, Maja Markovčić Kostelac, a diretora executiva da EMSA (European Maritime Safety Agency), Marica Ferri, Chefe de setor no EMCDDA (European Monitoring Centre for Drugs and Drugs Addiction), Dominique Epiphane, socióloga no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), Virgínia Ferreira, professora de Ciências Sociais na Universidade de Coimbra e Beatriz Silva, professora de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico.
O debate será uma oportunidade para ouvir testemunhos de mulheres que experienciaram pessoalmente a mobilidade profissional, bem como a apresentação das melhores práticas implementadas em certas instituições.
O debate será moderado pelo jornalista João Maia Abreu.
Com o apoio do Institut Français
As oradoras