Rendez-vous ao Futuro! O francês como porta de entrada para o futuro profissional

No dia 21 de outubro, a Universidade do Minho acolheu o encontro «Rendez-vous ao Futuro! O francês e a empregabilidade em Portugal», que reuniu estudantes, antigos alunos, empresas e representantes institucionais para debater as oportunidades profissionais em Portugal associadas à língua francesa.
Que oportunidades profissionais existem para quem fala francês? Que competências procuram as empresas? E como transformar a formação académica numa verdadeira oportunidade de carreira? Estas foram algumas das questões que orientaram o encontro.
A iniciativa promoveu o diálogo entre o meio académico e o mundo empresarial, permitindo aos estudantes e recém-diplomados conhecer diferentes percursos profissionais, compreender melhor as necessidades do mercado de trabalho francófono e contactar diretamente com empresas sobre estágios, candidaturas e acesso ao primeiro emprego.
O encontro permitiu também compreender melhor o peso económico das empresas francesas em Portugal e o seu contributo para o mercado de trabalho. Com cerca de 1 750 filiais de empresas francesas instaladas no país, a França é um ator de relevo na economia portuguesa. É o primeiro empregador estrangeiro em Portugal, com 132 000 pessoas empregadas, e o segundo maior investidor estrangeiro, com um stock de investimento direto estrangeiro (IDE) de 18,8 mil milhões de euros em 2025.
Estes números ilustram a importância das relações económicas franco-portuguesas e das oportunidades profissionais que delas decorrem. Neste contexto, o domínio da língua francesa constitui uma verdadeira mais-valia para os jovens que pretendem integrar empresas com dimensão internacional e desenvolver a sua carreira em Portugal.











Francês
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Espectáculo ao vivo
Institucional
Livro
Música
Não classificado