Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

“Une Maison” de Christian Rizzo

No âmbito do Festival DDD - Dias da Dança, no Teatro Municipal do Porto
  Evento passado
27 Abril 2019

Depois de ter apresentado D’Après Une Histoire Vraie, em 2016, e Le Syndrome Ian, em 2017. Christian Rizzo regressa ao Teatro Municipal do Porto com Une Maison.

O espectáculo será apresentado no âmbito do Festival DDD – Dias da Dança, sábado, dia 27 de abril 2019 às 22h.

Uma casa como um espaço para reunir o que está fragmentado. Uma casa que encontramos, que construímos, para onde convidamos e da qual saímos. Uma casa que não bloqueia o movimento, mas favorece a circulação. Há um espaço, um interior, concreto ou mental, onde a intimidade e o comum negociam uma história no plural e experimentam juntos fazer poesia. Há espaços ocos que lembram outros habitantes de um dia ou de uma vida, e os fantasmas de cada um, que ocupam a totalidade. Existem vidas com várias durações. Há as musicalidades dos corpos. E há silêncio. “Une maison” é um trabalho para 14 intérpretes que nos envolve num fluxo de movimento entre a solidão, a comunhão, as memórias embutidas e um espaço em branco para encher de vitalidade e futuro.

Christian Rizzo nasceu em 1965, em Cannes, França. Deu os primeiros passos como artista em Toulouse, onde formou uma banda rock e criou uma linha de roupa, antes de começar a estudar Artes Visuais em Nice. Em 1996, criou a L’Association Fragile, estrutura a partir da qual apresentou performances, espetáculos de dança, ao mesmo tempo que dava a conhecer os novos projetos comissariados na área da moda e artes visuais. De 2007 a 2012, foi o artista em residência na Ópera de Lille. Christian Rizzo é hoje um dos nomes mais importantes das artes performativas francesas, tendo recebido o título de Oficial das Artes e das Letras, uma comenda entregue pelo Governo Francês. É o atual diretor do Centre Corégraphique National de Montepellier Languedoc-Rouillon.

Espectáculo ao vivo