Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Seminário Doc’s Kingdom

De 14 a 19 Novembro 2025

O Doc’s Kingdom – International Seminar on Documentary Film reúne a cada ano cerca de 100 participantes de diversas origens para uma semana de cinema pontuada por debates horizontais e aprofundados. Reconhecido internacionalmente pela sua programação exigente e pelo seu formato único e convivial, o seminário acolheu ao longo dos últimos 25 anos nomes incontornáveis da criação documental e do pensamento sobre cinema. 

De 14 a 19 de Novembro, o seminário regressa a Odemira pela terceira vez consecutiva, com um programa focado nas práticas cinematográficas colectivas do presente e do passado, com curadoria de Raquel Schefer e Rita Morais, sob o título “A Collective / Inarticulate Harmony”.

A cada edição, o Doc’s Kingdom oferece bolsas que possibilitam a participação de jovens profissionais e talentos emergentes no seminário. Além de tornar o encontro mais acessível e diverso, o programa Dear Doc Fellowships reforça a componente pedagógica e a experiência colectiva através de uma série de actividades e conversas exclusivas para o grupo de bolseiros e bolseiras.

Em 2025, o programa Dear Doc inclui três bolsas especiais Dear Doc Fellowship Mais França (com o apoio do Institut Français), que vão levar a Odemira cineastas e profissionais emergentes do cinema francês: Elsa Brès, Miguel Armas, Paula Rodriguez Polanco. 

 

Elsa Brès é cineasta e artista, vive e trabalha nas Cévennes. Em 2025, estreou a sua primeira longa-metragem, Les Sanglières, no Cinéma du Réel. É membro da produtora Elinka Films. 

Miguel Armas, espanhol radicado em Paris há mais de 10 anos, é programador, investigador e crítico de cinema. Desde 2007, integra projetos de programação e de distribuição cinematográfica (nomeadamente na Light Cone), bem como iniciativas de pesquisa, edição e arquivo, com foco em formas de cinema de não-ficção ou experimental.

Paula Rodriguez Polanco é uma programadora e cineasta colombiana radicada em Paris. Trabalha para o Festival Internacional de Cinema de Cartagena – FICCI, o mais antigo festival de cinema da América Latina – e no Panorama do Cinema Colombiano em Paris. É também membro do coletivo El Perro que Ladra, dedicado à curadoria e exibição crítica de cinema latino-americano em França. 

Operação apoiada pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e pelo Institut français, no âmbito da estratégia de promoção internacional das indústrias culturais e criativas através do dispositivo PICC.

Cinema
Institut français du Portugal