
Pour l’image

De 24 a 25 Abril 2021
Pour l’image, a criação do compositor francês Philippe Hurel, da o título ao primeiro concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Teatro Thalia de Lisboa, no dia 24 de abril, às 11h e no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 25 de abril, às 11h.
Formado em Toulouse e em Paris, Philippe Hurel tornou-se num dos nomes mais destacados da música espectral fundada no final da década de 1970 por Gérard Grisey e Tristan Murail. Pour l’image data de 1985-1986. Está escrita para 14 instrumentos e tem uma duração aproximada de 12 minutos em que vagas sonoras inexoráveis se transformam sem pressas, sem melodias nem acompanhamentos, ora cristalinas ora difusas.
Antes e depois, duas sinfonias do período clássico. A Sinfonia N.º 31 de Mozart foi composta na cidade de Paris em 1778 e a Sinfonia N.º 102 de Haydn que data de 1794.
Deixando de lado quaisquer narrativas sobre a evolução dos estilos musicais, este programa oferece-nos a oportunidade de experimentar uma sensação de vertigem bastante invulgar. Juntar Philippe Hurel a Mozart e a Haydn obriga-nos exercitar a dois tipos de atenção radicalmente distintos. Mas também sabemos que a confrontação das diferenças esclarece aspetos que passam muitas vezes despercebidos.

 Francês
Francês Música
Música




 Arquitetura
Arquitetura Artes visuais
Artes visuais Cinema
Cinema Debate de ideias
Debate de ideias Digital
Digital Espectáculo ao vivo
Espectáculo ao vivo Institucional
Institucional Livro
Livro Não classificado
Não classificado