Oradores franceses no Festival UMA REVOLUÇÃO ASSIM
De 25 Setembro a 6 Outubro 2024
Em parceria com o Institut français du Portugal no âmbito do programa MaisFRANÇA, o Goethe-Institut Portugal apresenta o festival UMA REVOLUÇÃO ASSIM: Luta e Ficção – a Questão da Habitação, com a curadoria de Julia Albani, que se irá realizar de 25 de setembro a 6 de outubro, em vários locais em Lisboa.
Com rendas a explodir, bairros gentrificados e turistificados, perda de coesão e vizinhança nos bairros, e cada vez mais pessoas sem-abrigo: a grave crise da habitação tem levado as pessoas a protestar pelo direito à cidade e a uma casa a preços acessíveis, não só em Portugal, como também em toda a Europa.
O festival UMA REVOLUÇÃO ASSIM – Luta e Ficção: a Questão da Habitação convida para um diálogo sobre o tipo de sociedade que queremos construir através de uma reflexão coletiva sobre a habitação e sobre as novas formas possíveis de habitar e viver em sociedade.
O festival propõe uma série de conversas à hora de almoço, debates e a gravação de podcasts na instalação UMA REVOLUÇÃO, um palco ambulante, concebido pelo colectivo Constructlab, que se transforma em parlamento, estação de rádio, cinema ao ar livre, cozinha ou sala de jantar, que vai passar por várias áreas da Grande Lisboa: em cada dia, dedica-se a abordar olhares distintos que relacionam a questão do direito à habitação ao habitar: a imaginação de que precisamos para projetar as visões de futuro para a habitação.
Vários oradores franceses participaram nos debates ao longo do Festival.
Éléonore Labattut e Simon Deprez – Editores da revista Justo Custo
25.09.2024 – 19h – Jardim Goethe-Institut – Lisboa
A inauguração do Festival incluirá o lançamento do segundo número da revista Justo Custo, dedicado à crise da habitação, seguido de uma conversa aberta e debate com os participantes do festival e o público.
27.09.2024 – 15h – Palco ambulante (local a confirmar)
Participação ao Debate aberto : Habitar, Crítica, Constelações, Legislação, Convívio
Pierre Crétois – Filósofo e escritor
26.09.2024 – 15h – Culturgest – Lisboa
Participação ao Debate aberto : Luta Coragem, Experimentação, Empatia, Violência
Esteban Feune de Colombi – Performer
26.09.2024 – 20h – Jardim 5 de outubro
O performer Esteban Feune de Colombi convida o público a juntar-se a ele ao pé da estátua de La Burra. No seu colchão, ao relento convida-lhes a refletir e a discutir sobre o privilégio de ter um teto, a situação da rua e as diferentes temporalidades e territorialidades que existem na mesma cidade, no mesmo lugar. Somos de facto todos contemporâneos? Será que todos percecionamos os espaços e lugares urbanos da mesma forma? Como podemos dar conta da vulnerabilidade dos sem-abrigo e ouvir as suas exigências e visões do mundo? Que lutas quotidianas enfrentam? Empatia, escuta, dignificação, humildade e vulnerabilidade serão as palavras de ordem desta Noite Branca.
Océane Ragoucy – Arquiteta, curadora e autora
27.09.2024 – 15h Palco ambulante (local a confirmar)
Participação ao Debate aberto : Habitar, Crítica, Constelações, Legislação, Convívio
Marc Vidal – Arquiteto / Éo
28.09.2024 – 10h – Palco ambulante (local a confirmar)
Participação ao Debate aberto: Direitos, Contratos, Ficção, Medo, Protesto
Projeção do filme “Os indesejáveis” de Ladj Ly – Festa do Cinema Francês
05.10.2024 – 21h – Cinema São Jorge
Seguido de um debate, com a presença do realizador Ladj Ly e do ator Alexis Manenti
Descobrir toda a programação do Festival
O festival é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em colaboração com a Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em parceria com o Institut français du Portugal no âmbito de Mais França, a Rádio Antecâmara, o jornal Mensagem de Lisboa, e com a consultoria curatorial de Ana Jara, Nuno Cera, e Tiago Mota Saraiva.