
“Lacrima” de Caroline Guiela Nguyen

Estamos em Londres, em 2025. Tudo começa com um noivado — o da Princesa de Inglaterra — que encomenda o seu vestido de casamento a uma prestigiada casa de alta-costura francesa, situada no número 8 da Rue du Faubourg Saint-Honoré, em Paris.
Passo a passo, o espetáculo acompanhará todas as mãos que darão forma a essa criação. Durante oito meses, seguiremos o processo de confeção de um vestido destinado a entrar na História. Um processo que, sendo uma encomenda real e de alta-costura, decorre sob rigorosas cláusulas de confidencialidade.
Iremos assim de uma casa parisiense de alta-costura a um atelier de bordados em Mumbai, até à oficina de renda em Alençon.
Três universos ligados pelo trabalho, pelo saber-fazer e pelo segredo.
Três ateliers onde a violência emerge entre os fios de linho e de algodão.
Três ateliers onde mulheres e homens têm o corpo quebrado pelo trabalho e por histórias herdadas e mantidas sob silêncio.
Sem nunca esquecer o saber-fazer destes artesãos, sem nunca esquecer a força do que têm nas mãos, o espetáculo colocará, a cada instante, esta questão: no silêncio imposto pelo segredo, que espaço existe entre o que nos destrói e o que nos preserva?
Interpretado em francês com cenas em tâmil, inglês e língua gestual, legendado em português.

Espectáculo ao vivo
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Francês
Institucional
Livro
Música
Não classificado