Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

“História(s) do Teatro II” de Faustin Linyekula

Festival Alkantara
  Evento passado
De 13 a 14 Novembro 2021

Faustin Linyekula revisita os primeiros passos da jovem nação congolesa na companhia de três membros originais do Ballet National du Zaïre.

 

A primeira memória de Faustin Linyekula ligada ao teatro é assistir na televisão à Epopeia de Lyanja do Ballet Nacional do Zaire. Esta peça, estreada em 1974 e que passou regularmente na televisão nas décadas de 70 e 80, conta a origem do recém criado Congo, combinando músicas e danças das suas diferentes regiões. Grande sucesso do Ballet Nacional do Zaire, a Epopeia de Lyanja mostra a vontade do presidente Mobutu de construir uma nação com uma nova identidade, que une diferentes tradições.

Pouco depois do movimento de independência na década de 1960, vários políticos de diferentes países africanos entenderam que o corpo, o movimento e a música podiam servir para inventar uma idea de nação. No entanto, o que poderia ter sido um espaço de reflexão sobre “o corpo da nação” rapidamente se transformou num instrumento de propaganda e fonte de rivalidades políticas.

“Historia(s) do Teatro II” é o encontro entre pessoas da companhia original, alguns em palco e outros em vídeo, um ator congolês que cresceu a vê-las na televisão e um ator belga. Excecionalmente, nestas apresentações, Faustin Linyekula estará também em palco. Juntos, refletem sobre os seus papéis nos primeiros momentos da independência do Congo.

Espectáculo ao vivo