Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Festa do Cinema Francês

23ª edição
  Evento passado
De 26 Outubro a 20 Novembro 2022
Festa do Cinema Francês

A FESTA DO CINEMA FRANCÊS REGRESSA

DE 26 DE OUTUBRO A 20 DE NOVEMBRO

EM 10 CIDADES PORTUGUESAS

 

A 23ª Festa do Cinema Francês já tem datas: entre 26 de outubro e 20 de novembro de 2021, a mostra dedicada à difusão do cinema de expressão francesa circula por dez cidades : Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal.

No programa de 2022, serão apresentados antestreias nacionais e filmes inéditos; um documentário programado em parceria com a ACID; o tradicional programa infantojuvenil; filmes que ganham uma nova oportunidade para serem vistos no grande ecrã; uma secção inédita dedicada à gastronomia francesa e encontros com cineastas.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, será ainda apresentada uma retrospetiva do trabalho do cineasta Louis Malle (1932-1995).

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Française em Portugal.

Este ano, a Festa vai ser ainda mais especial, pois integra a programação da Temporada Portugal-França 2022, numa celebração dos históricos laços de amizade que unem ambos os países.

 

AS ANTESTREIAS

Um total de 13 filmes integrarão a seção de antestreias, numa seleção que circula pela comédia, o drama, o thriller e o filme histórico. Em destaque: Toda Gente Gosta de Jeanne(filme de abertura em Lisboa), de Céline Devaux, cuja ação se desenrola em Lisboa; Irmão e Irmã de Arnaud Desplechin, um drama profundo sobre relações fraternais; ou ainda Uma Bela Manhã de Mia Hansen-Løve, protagonizado por Léa Seydoux que assume o papel de uma jovem mãe confrontando ao agravamento da saúde mental do seu pai.

Palavra especial ainda para Simone – A viagem do Século de Olivier Dahan, retrato épico da política francesa Simone Veil, que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista e feminista de arrebatadora atualidade.

A projeção do filme será seguida de um debate sobre a atualidade das suas lutas com as escritoras, Leila Slimani, Sofia Marion e a fotógrafa Micheline Pelletier.

DESCOBRIR OS FILMES

 

FILMES INÉDITOS

Onze filmes vão ser, pela primeira vez, exibidos em Portugal, numa secção dedicada a filmes, cuja distribuição em sala ainda não está assegurada no país.

Entre eles, O Inocente de Louis Garrel (filme de encerramento em Lisboa), Madeleine Collins, um drama sobre a traição conjugal de Antoine Barraud; mas também A Brigada, de Louis-Julien Petit, com Audrey Lamy e François Cluzet nos principais papéis; Os Gostos e as Cores de Michel Leclerc com Rebecca Marder, Félix Moati; e À Espera de Bojangles de Regis Roinsard com Virginie Efira e Romain.

Nesta secção vai ainda ser apresentado o filme Encontro de François Manceaux, coproduzido pela portuguesa Maria & Mayer, assim como o documentário Mama Djombo Todo Poderoso de Sylvain Prudhomme e Philippe Béziat, sobre o cantor guineense Malan Mané, outrora uma estrela da banda Super Mama Djombo, que vive no anonimato de um lar de imigrantes em Montreuil.

DESCOBRIR OS FILMES

 

RETROSPETIVA LOUIS MALLE

A retrospetiva que a Festa do Cinema Francês dedica a Louis Malle, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, de 2 a 30 de novembro, cobre um arco de quatro décadas da carreira do realizador, permitindo conhecer, ou rever, cerca de 30 títulos da sua extensa filmografia.

Destaque-se a exibição do icónico Adeus Rapazes (1987), numa altura em que se assiste ao recrudescer de novas formas de fascismo na Europa e no mundo.

DESCOBRIR OS FILMES

 

CINEJOVEM

Uma vez mais, a Festa do Cinema Francês conta com uma secção dedicada às famílias, composta por uma seleção de filmes de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa para descobrir e apreciar a sétima arte desde cedo, através de temáticas diversas, que despertam a curiosidade e divertem.

DESCOBRIR OS FILMES

 

CINEMA À MESA

A Festa programa quatro filmes dedicados à gastronomia, onde a culinária encontra o cinema através de quatro saborosas comédias

DESCOBRIR OS FILMES

 

SEGUNDA CHANCE

19 produções francesas integram esta secção, composta por obras já exibidas nas salas de cinema em Portugal entre 2021 e 2022, e que agora ganham uma nova oportunidade de serem vistas no grande ecrã.

DESCOBRIR OS FILMES

 

ACID

Durante o Festival de Cannes, a ACID (Associação para a Distribuição de Cinema Independente) dá visibilidade a realizadores, cujos trabalhos têm escassa distribuição. É nesse sentido que a Festa exibe o documentário Atlantic Bar de Fanny Molins.

DESCOBRIR O FILME

 

 

DATAS E CIDADES

 

LISBOA

26 outubro a 6 novembro ─ Cinema São Jorge

2 a 30 novembro ─ Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

8 a 11 novembro ─ Cinema NOS Amoreiras

ALMADA

26 a 28 outubro ─ Auditório Fernando Lopes-Graça

 

COIMBRA

26 a 29 outubro ─ Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

 

OEIRAS

27 a 30 outubro ─ Auditório Municipal Eunice Muñoz

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Oeiras Parque

 

PORTO

7 a 12 novembro ─ Teatro Municipal do Porto – Rivoli

10 a 15 novembro ─ Cinema Trindade

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Alameda

 

FARO

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Fórum Algarve

 

VISEU

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Forum Viseu

 

ÉVORA

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Évora Plaza

 

LAGOS

15, 16, 17 e 19 novembro ─ Biblioteca Municipal de Lagos

 

FUNCHAL

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Fórum Madeira

Cinema