Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Festa da Francofonia 2022

  Evento passado
De 1 Março a 1 Abril 2022

A Festa da Francofonia está de volta em Portugal no mês de março. Depois duas edições online, este ano as atividades serão numerosas, ricas e presenciais!

No programa contamos com música, gastronomia, arte da cerâmica, roteiros francófonos, e muito mais… com o objetivo de partilhar com todos os portugueses os valores e a relevância da Francofonia no mundo.

 

12 países (Andorra, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egito, França, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia) convidam o público para descobrir e conhecer a riqueza da Francofonia.

Juntos, apresentam um programa inovador e abrangente a todos os interesses e idades: desde a arte à música, passando pela gastronomia e a literatura, contando com atividades que interligam a francofonia e a cultura portuguesa, com forte foco na juventude.

Como no ano passado, uma obra de arte coletiva será criada. Desta vez, um mural de azulejos, feito pela reputada artista luso-suíça Ana Vilela, representará a Francofonia em Portugal. Através da temática da migração de aves, este mural simbolizará a liberdade, a diversidade, mas também a unidade do mundo francófono. Esta obra será posteriormente exposta no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro de Algueirão-Mem Martins, abrangido pelo programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

No que diz respeito à gastronomia, a Festa da Francofonia, em parceria com as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, irá explorar as iguarias de cada país participante, destacando o savoir-faire dos estudantes que irão produzir várias receitas e realizar vídeos que serão premiados num concurso.

Ainda relacionado com a juventude, alunos do ensino secundário apresentarão entrevistas em podcasts. Estes serão coordenados pelos Jeunes Reporters Internationaux do Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa e divulgados no site e nas redes sociais da Festa da Francofonia 2022.

Num contexto mais lúdico e desportivo, realizar-se-ão em março as Rotas da Francofonia dirigida pela Discover Lisbon – Tours & Crawls, também conhecidos por Chapéus Amarelos. Organizarão 3 roteiros pela cidade de Lisboa com passagens por diversos lugares e monumentos da capital com fortes laços aos países da francofonia.

No início do mês de abril, decorrerá um jogo amigável de futebol entre nacionais dos países africanos lusófonos e países africanos francófonos.

Para os amantes da música, especialmente do jazz, a Festa da Francofonia convida uma dupla composta pela pianista franco-romena Ramona Horvath e o contrabaixista francês Nicolas Rageau, no Hot Clube de Portugal, no dia 10 de março. Um concerto intimista num dos clubes de jazz mais antigos da Europa!

A literatura também terá um lugar importante na programação. A mediateca do Institut français du Portugal acolherá Tété-Michel Kpomassie, autor togolês e vencedor do prémio Literário Internacional Francófono em 1981. Este encontro será uma oportunidade para conversar com o autor sobre o seu livro O Africano na Gronelândia e a sua extraordinária viagem entre os Inuítes, numa época em que os encontros interculturais eram muitas vezes conflituosos.

A Festa da Francofonia 2022 dará também destaque a todas as iniciativas de celebração da Francofonia no território português através a participação ativa e empreendedora de escolas, universidades, associações e a rede das Alliances Françaises em Portugal.

Esta iniciativa conta com os países membros e observadores da OIF (Organização Internacional da Francofonia) com representação diplomática em Portugal (Embaixada de Andorra; Embaixada do Canadá; Embaixada da Costa do Marfim; Embaixada de Egito; Embaixada de França; Embaixada do Luxemburgo; Embaixada do Reino da Bélgica; Embaixada do Reino de Marrocos; Embaixada de Roménia; Embaixada do Senegal; Embaixada da Suíça; Embaixada da Tunísia) e dos Institutos Culturais Francês e Romeno, com o apoio da Alliance Française de Lisboa, da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês), da APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) e do Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa.

 

Viva a francofonia!

Artes visuais Cinema Espectáculo ao vivo Francês Livro Música