
Feminismo no post #MeToo

19 Maio 2022 (19:00)
Debate sobre o tema “Feminismo no post #MeToo”
entre as professoras e investigadoras Fabienne Brugère e Anália Torres
por ocasião da apresentação do livro
Le peuple des femmes – Un tour du monde féministe
na Mediateca do Institut Français du Portugal
Fabienne Brugère é professora de filosofia na Université Paris Lumières. É especializada em estética e filosofia da arte, mas ultimamente tem estado particularmente interessada na teoria e movimentos feministas.
Anália Torres é professora na Universidade de Lisboa onde fundou o CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Conduziu pesquisas nas áreas do género, família, relações família-trabalho, pobreza, juventude.
Estas duas personalidades femininas, que partilham afinidades de vários tipos, expressaram o desejo de iniciar e desenvolver um diálogo que poderia conduzir a um trabalho conjunto. A Temporada Portugal-França 2022 marca o início desta colaboração entre as duas investigadoras através de um debate/conferência na Médiathèque do Institut français du Portugal, sobre o tema do movimento feminista de hoje.
O início deste diálogo é a apresentação do último livro de Fabienne Brugère, “Le peuple des femmes – Un tour du monde feministe” (Flammarion), escrito em colaboração com Guillaume Le Blanc, cuja publicação está agendada para fevereiro de 2022. O livro é uma digressão pelas práticas feministas, pelos movimentos feministas no mundo de hoje, quando se apresentam numa forma de emancipação. Destaca também o feminismo do cuidar/care, o ecofeminismo, o queer feminismo, o feminismo depois de #MeToo e a força, hoje em dia, de um feminismo do Sul.
A apresentação do seu livro por Fabienne Brugère dará início a um debate entre as duas personalidades femininas, Fabienne Brugère, do lado francês, e Anália Torres, do lado português, sobre as práticas feministas em ambos os países, mas também no mundo.

Debate de ideias
Livro
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Música
Não classificado