
Exposição de Zineb Sedira no CAM

O programa MaisFRANÇA do Institut Français du Portugal regressa apoiando a exposição de Zineb Sedira, Standing Here Wonering Which Way to Go, apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Zineb Sedira (n. 1963), artista franco-argelina radicada em Londres, tem centrado o seu trabalho numa profunda reflexão sobre temas como a migração, a história e a parcialidade das histórias oficiais, recorrendo à narrativa autobiográfica, à ficção e ao documentário.
Esta exposição parte de uma reflexão em torno das utopias dos anos de 1960, no contexto das novas independências e das lutas de libertação africanas, colocando lado a lado cultura e resistência.
O título original em inglês, Standing Here Wondering Which Way to Go, cita uma canção interpretada pela cantora gospel afro-americana Marion Williams no Festival Pan-Africano em Argel em 1969, em torno do qual o projeto se articula.
Standing Here Wondering Which Way to Go é um projeto encomendado pelo CAM, em colaboração com Jeu de Paume em Paris, France; IVAM de Valencia, Espanha; e Bildmuseet de Umeå, Suécia. A exposição é coproduzida com a Tabakalera Centro Internacional de Cultura Contemporánea, San Sebastian.