
EUROPA 6.1

De 15 a 30 Novembro 2020
Quinze dias de cinema online gratuito para olhar outra Europa
A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a EUNIC Portugal, rede de institutos culturais e embaixadas da União Europeia, organizam, de 15 a 30 de novembro, a sua mostra anual de cinema, designada este ano Europa 6.1, a fim de realçar a sua natureza digital, necessária em virtude da pandemia.
O Europa 6.1 propõe sete olhares sobre a cinematografia emergente, compilando sete histórias que diluem as fronteiras do continente e celebram a cidadania europeia. Áustria, França, Hungria, Luxemburgo, Polónia, Portugal e República Checa são as sete paragens deste comboio.
Tem sido um dos temas mais quentes dos últimos anos, a recepção e tratamento aos refugiados que, anualmente, batem às portas de diversos países europeus. Em Macondo, ficção austríaca rodada nas margens do Danúbio, seguimos de perto a história de Ramasan, um menino de onze anos que se vê forçado a assumir o papel de chefe de uma família separada pelo confronto russo-checheno. Também com a juventude como figura central, A Vida Nos Bosques (França) é um coming of age tocante que nos põe ao lado de Salomé e o abandono da rebeldia sob o quente sol do mês de agosto. Centrado no Luxemburgo, Histórias de Hortas Comunitárias é um documentário sobre as hortas comunitárias no sul do país, onde pequenas áreas de terreno são disponibilizadas para plantio individual e onde se cruzam luxemburgueses reformados com imigrantes portugueses ou da antiga Jugoslávia. A comunidade e os seus preconceitos é o tema central de Brasileiros (Hungria), que acompanha o caos gerado pela decisão do presidente da câmara em aceitar a integração de uma equipa de futebol composta apenas por jogadores de etnia cigana no campeonato regional. Uma comédia que usa o futebol como medida de pulso à integração social.
Da Polónia e República Checa chegam-nos duas histórias sobre o amor. Em Fuga, acompanhamos Alicia, uma mulher que perdeu a memória, e que se vê forçada a reconstruir os caminhos de afetos com família e filhos. Em Karel, Tu e Eu, a vida aos 30 anos, através da crise de um casal a quem o tempo parece ter destruído os pontos em comum. Fechar este programa Europa 6.1 com Ramiro, de Manuel Mozos, e a vida de um alfarrabista lisboeta, poeta frustrado, que divide o seu tempo entre a loja e a tasca, até que uma novelesca sucessão de acontecimento quebra a rotina.
Ver o programa completo
ENTRAR NA SALA DE EXIBIÇÃO AQUI
PROGRAMAÇÃO EUROPA 6.1
RAMIRO, Manuel Mozos, 2018, Portugal, Comédia, 104’
 Com: António Mortágua e Madalena Almeida
 Mais Informações
KAREL, TU E EU, Bohdan Karásek, 2019, República Checa, 111’
 Com: Jenovéfa Boková, Miroslav Faderholz, Miloslav König, Marie Švestková
 Mais Informações
MACONDO, Sudabeh Mortezai, 2014, Áustria, Drama, 98’
 Com: Ramasan Minkailov, Aslan Elbiev, Kheda Gazieva
 Mais Informações
A VIDA NOS BOSQUES, Alain Raoust, 2019, França, Portugal, Drama, 92’
 Com: Salomé Richard, Yoann Zimmer, Estelle Meyer
 Mais Informações
BRASILEIROS, Csaba M. Kiss, Gábor Rohonyi, 2017, Húngria, Comédia, 95′
 Com: Fekete Ernő, Schmied Zoltán, Nagy Dániel Viktor, Bánki Gergely
 Mais Informações
HISTÓRIAS DE HORTAS COMUNITÁRIAS, Yann Tonnar, 2011, Luxemburgo, Documentário
 Mais Informações
FUGA, Agnieszka Smoczyńska, 2018, Polánia, Ficção, 100’
 Com: Gabriela Muskała e Łukasz Simlat
 Mais Informações

 Cinema
Cinema Digital
Digital




 Arquitetura
Arquitetura Artes visuais
Artes visuais Debate de ideias
Debate de ideias Espectáculo ao vivo
Espectáculo ao vivo Francês
Francês Institucional
Institucional Livro
Livro Música
Música Não classificado
Não classificado