Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

« Et elle resta seule avec ce qu’elle avait vécu et un pinceau »

Conferência em francês por Nathalie Hazan-Brunet sobre a artista Charlotte Salomon
Charlotte Salomon, gouaches de Vida? Ou Teatro? / Vie ? Ou Théâtre ?, 1940–1942, Villefranche-sur-Mer, França / France. Coleção / Collection Joods Historisch Museum, Amsterdam. © Charlotte Salomon Foundation.
  Evento passado
15 Fevereiro 2019 (19:00)

O Institut Français du Portugal organiza a conferência « Et elle resta seule avec ce qu’elle avait vécu et un pinceau » Charlotte Salomon, Vie ? ou Théâtre ?, 1940-1942.

Um evento em parceria com o Museu Coleção Berardo, no âmbito da exposição “Charlotte Salomon Vida? Ou Teatro?” que terá lugar no Museu Coleção Berardo de 10 de abril a 11 de agosto de 2019, com a curadoria de Éric Corne.

Diante de uma fatalidade familiar, diante de um mundo em decomposição, em urgência absoluta, Charlotte Salomon, uma jovem artista judia alemã refugiada no Sul de França, decide escrever, pintar e encenar a sua vida sob a forma de um Singspiel, uma opereta a três cores. Entre 1940 e 1942, pinta 1325 guaches, dos quais seleciona 769 que formam a versão autorizada de Vie ? Ou Théâtre ?, do suicídio da sua tia Charlotte até ao momento em que ela se representa, pintando, frente ao mar.
«Cuidem bem dela, é toda a minha vida», diz ela ao confiá-la a um amigo. A história pôs termo a esta vida reconquistada.
Vida? Ou Teatro? – procedimento vital e performance artística – será tida em conta na sua génese, fontes, construção, influências e contemporaneidade.

Sexta-feira, 15 de Fevereiro, 19h00 – Institut Français du Portugal

abertura das portas da Mediateca às 18h30

Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Mais informações: lespace@ifp-lisboa.com

Artes visuais