Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Cy e Zeina Abirached no Festival Amadora BD

De 23 Outubro a 2 Novembro 2025

A cidade da Amadora recebe a 36.ª edição do Amadora BD no Parque da Liberdade, na Galeria Municipal Artur Bual e na Bedeteca da Amadora com 14 exposições que celebram carreiras e comemoram aniversários de alguns dos mais importantes autores do universo da banda desenhada.

Entre elas, exposições dedicadas aos mais recentes trabalhos das autoras Cy e Zeina Abirached, apoiadas pelo programa MaisFRANÇA.

 

Radium Girls, de Cy

 NÚCLEO CENTRAL

New Jersey, 1918. Edna Bolz entra como operária para a United State Radium Corporation, uma fábrica que fornece relógios ao exército. Ao lado de Katherine, Mollie, Albina, Quinta e outras, aprende o ofício de pintar mostradores com tinta Undark (uma substância luminescente muito preciosa e muito cara) a um ritmo constante. Embora a carga de trabalho seja pesada, o ambiente na fábrica é bastante bom. As raparigas dão-se bem e até convivem depois do trabalho. Denominam-se “Ghost Girls”: por brincadeira, pintam as unhas, os dentes ou a cara para ofuscar (literalmente) os outros à noite. Mas o que elas não sabem é que, por detrás das suas propriedades espantosas, a substância que manuseiam todo o dia e com a qual brincam é, na realidade, mortal. E quando algumas delas começam a sofrer de anemia, fracturas e até tumores, há quem comece a tentar compreender o que se passa. Outros tentam abafar o caso… Esta banda desenhada, Radium Girls, é sobre as lutas das mulheres nos anos 20 nos Estados Unidos. Foi aclamada pelos leitores e pela crítica, tendo ganho o Prix BD Lecteurs.com 2021, o Prix de L’échappée littéraire 021/2022 e, mais recentemente, o Prix Du Vent dans les BD 2022.

Sobre a Autora: Cy é designer gráfica de formação e uma das principais colunistas do Madmoizelle.com, o site com 4,5 milhões de visitantes mensais e 230 mil fãs no Facebook. Publicou Le vrai sexe de la vraie vie (volumes 1 e 2) com a editora Lapin, em que aborda a apresentação de excertos de sexualidade baseados em relatos pessoais.

Saber mais

 

Kahlil Gibran e o Líbano por Zeina Abirached

 NÚCLEO CENTRAL

Esta exposição acolhe algumas das suas obras mais marcantes- A Dança das Andorinhas: Morrer, Partir, Regressar editada pela Levoir em 2016, Ovelha editada pela Levoir em 2024-  e apresentamos O Profeta, a mais recente adaptação gráfica do clássico libanês de Khalil Gibran ilustrada por Zeina Abirached. O Profeta é alma poética: reúne ensaios sobre amor, amizade, morte, liberdade, trabalho, beleza, dor… temas centrais à condição humana, expressos numa prosa que, nesta versão gráfica, encontra eco visual na luz, sombra e no traço íntimo de Abirached.

Sobre a Autora: Zeina Abirached nasceu em Beirute, no Líbano, em 1981. Estudou na Academia Libanesa de Belas Artes e depois na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris. É autora de várias bandas desenhadas publicadas: Beyrouth catharsis (2006), 38 rue Youssef Semaani (2006), A Dança das Andorinhas (2007), publicada pela Levoir na coleção Novela Gráfica de 2016, e mais recentemente A Ovelha (2024), também publicada pela Levoir. A autora também escreveu romances e ilustrou capas de livros, capas de CD e cartazes de festivais.

Saber mais

 

Artes visuais Livro
Institut français du Portugal