Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

Ciclo Steve Paxton | “Esboços de Técnicas Interiores”

Com a curadoria de Romain Bigé e João Fiadeiro
© Stephen Petegorsky
  Evento passado
De 9 Março a 14 Julho 2019

A Culturgest apresenta o ciclo Steve Paxton, um dos mais influentes bailarinos e coreógrafos contemporâneos, criador, no início dos anos 1970, da técnica Contacto Improvisação.

Este ciclo inclui a exposição Esboços de Técnicas Interiores com curadoria de Romain Bigé e de João Fiadeiro, de 9 de março a dia 14 de julho.

A exposição é o primeiro olhar retrospectivo sobre o trabalho e o legado de Steve Paxton. Concebida em torno de uma das questões mais obsessivas do artista – o que é que o meu corpo faz quando não tenho consciência dele? – a exposição desafia os visitantes a vaguearem pelo estúdio de dança, não apenas para ver dança, mas principalmente para observar o movimento com os olhos de um bailarino.

Romain Bigé, o curador, é uma personalidade complexa: simultaneamente corégrafo, dançarino e filósofo. Neste ciclo ele vai apresentar as suas diversas facetas.

Entre outras coisas, estará em Lisboa para participar em debates e coordenar workshops de dança.

Romain Bigé pratica dança e filosofia. Como improvisador de dança que traz a filosofia para o estúdio de dança, dedicou a sua dissertação de doutoramento, intitulada Le partage du mouvement (defendida em 2017 na École normale supérieure) ao trabalho do coreógrafo norte-americano Steve Paxton e à sua técnica Contact Improvisation. Esta dissertação levou-o a fazer a curadoria da exposição Gestes du Contact Improvisation, apresentada no Musée de la danse, de Rennes, em 2018. Como École normale supérieure Alumnus e titular do diploma de agregação, Bigé ensina filosofia a estudantes de liceu, universitários, bailarinos e praticantes de diversas áreas de investigação somática. É investigador associado na área das ciências cognitivas no Labodanse (CNRS) e realiza investigação baseada na prática no SACRe le laboratoire (PSL*), e em dança na Nice-Sofia-Antipolis University.

Workshops:
10 – 14 JUN Agir o pensamento. Pensar a ação. com João Fiadeiro e Romain Bigé
saber mais / inscrição

Ciclo de conversas “leituras a partir de Steve Paxton”, moderação Romain Bigé:
21 MAR 2019, 18:30 : Está a dançar agora? (sobre movimentos de pedestres)
com Paula Caspão
06 JUN 2019 18:30 : O que faz o meu corpo quando não estou consciente dele? (sobre a prática)
com Patrícia Kuypers

Espectáculo ao vivo