Choix Goncourt du Portugal 2024
16 Maio 2024 (17:30)
No dia 16 de maio de 2024, o Choix Goncourt du Portugal está de volta com a presença da escritora e membro da Académie Goncourt, Camille Laurens
Portugal juntou-se à fabulosa aventura dos “Choix Goncourt internationaux” em 2023. Esta primeira edição foi presidida por Tahar Ben Jelloun e Leïla Slimani e envolveu estudantes e professores de 8 universidades portuguesas. Giuliano Da Empoli ganhou o prémio do primeiro Choix Goncourt du Portugal com o livro O Mago do Kremlin (Gradiva).
Com base no sucesso desta primeira edição, as 8 universidades portuguesas (Lisboa, Nova de Lisboa, Porto, Coimbra, Minho, Algarve, Aveiro e Madeira) querem dar continuidade ao projeto e trabalham atualmente nos 4 livros finalistas do Prix Goncourt 2023:
- Veiller sur elle de Jean-Baptiste Andréa (L’Iconoclaste)
- Humus de Gaspard Koenig (L’observatoire)
- Sarah, Susanne et l’écrivain de Eric Reinhardt (Gallimard)
- Triste Tigre de Neige Sinno (P.O.L)
No dia 16 de maio de 2024, os estudantes reunir-se-ão no Palácio de Santos (Embaixada de França), em Lisboa, para designar o Choix Goncourt du Portugal 2024. Este ano, será a escritora e Académicienne Goncourt Camille Laurens que conduzirá as discussões e a sessão de deliberação.
O Choix Goncourt du Portugal é uma iniciativa do Institut français du Portugal, da Embaixada de França em Portugal e da Agence Universitaire de la Francophonie.
Faz parte do Programa MaisFRANÇA.
PROGRAMA
16 DE MAIO DE 2024
DELIBERAÇÃO (à porta fechada)
15h00 – 17h00 – Sala de conferências – Palácio de Santos
Deliberação dos 8 jurados estudantes do Choix Goncourt du Portugal sob a presidência de Camille Laurens
PROCLAMAÇÃO
17h30 – 18h25 – Salão da Música – Palácio de Santos
Introdução
Senhora Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont
Discurso
Camille Laurens – Madrinha do Choix Goncourt du Portugal 2024
Membro da Académie Goncourt
Apresentação dos quatro livros finalistas
Quatro estudantes membros do júri
Anúncio do vencedor
Um estudante membro do júri
Admissão apenas por convite
Camille Laurens
Licenciada em literatura moderna e doutorada em prática e teoria da criação literária, Camille Laurens é autora de dez romances, entre os quais Dans ces bras-là (Prix Femina 2000), Celle que vous croyez (2016) – adaptado ao cinema por Safy Nebbou – e Fille (2020), todos publicados pela Gallimard e traduzidos em mais de trinta línguas. Escreveu também vários ensaios, entre os quais La Petite danseuse de quatorze ans, sobre a célebre estátua de Degas, Les Fiancées du diable, sobre a representação de mulheres aterradoras na arte, e três colecções inspiradas no seu amor pelas palavras: Quelques-uns, Le grain des mots e Tissé par mille. Colabora regularmente com artistas de outras áreas: o fotógrafo Rémi Vinet para Cet absent-là, o compositor eletroacústico Philippe Mion para o CD Tissé par mille, e a coreógrafa Joanne Leighton, com quem criou – e dançou – o espetáculo L&L. Colunista de vários jornais diários desde 2002, é autora do feuilleton literário do Le Monde. É membro da Académie Goncourt desde fevereiro de 2020.
Última publicação: Inventer le désir. Oeuvres choisies. Gallimard, coleção QUARTO, 2023.