Saltar para o conteúdo principal
A carregar Eventos

BoCa Bienal

Prove you are human
  Evento passado
De 3 a 17 Setembro 2021
Lisboa, Almada e Faro

Prove You Are Human, o tema da 3ª edição da bienal, prende-se com um ativar de uma empatia radical com a história, reescrevendo e reinscrevendo narrativas coletivas no presente que, por um lado, proponham a abertura da história a uma coexistência biodiversa a múltiplas vozes e, por outro, respondam às urgências de um mundo contemporâneo em crise, provocado sobretudo pelas alterações climáticas.

 

A presença francesa será forte através destes 3 espetáculos:

Passages do coréografo francês Noé Soulier (dança)

14 set – Museu Municipal de Faro l 17 e 18 set – Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa

Passages é um projeto nómada, que explora a relação entre o movimento dos corpos e dos lugares onde estes inscrevem as suas ações. Ao atuar sobre objetos imaginários, os performers desencadeiam ressonâncias em múltiplas escalas e dimensões, num ativar de memórias físicas nos espectadores, partindo da relação com os espaços que habitam.

 

Anaivodoletsac de Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher (Concerto)

24 e 25 set – Museu Nacional de Arte Contemporânea Lisboa l 7 out – Teatro Lethes em Faro

Os instrumentos tocados por Tânia e Matthieu, saxofone e erhu, e a sua colaboração com o Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa fazem com que se abrace uma nova forma de experimentar a tradição e o seu cancioneiro. As músicas são desmembradas da sua forma original para serem colocadas na construção de uma viagem sonora.

 

Moving earths de Bruno Latour e Frédérique Aït-Touati (conferência-performance)

13 out – Culturgest Lisboa

Uma conferência-performance do filósofo Bruno Latour e da sociólogo e encenadora Frédérique Aït-Touati em que a ordem social e cósmica é descrita como “caminhando para um colapso político e ecológico sem paralelo”, por via da crise climática.

 

Artes visuais Espectáculo ao vivo