Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

“Age of content” – (La)Horde/Ballet de Marseille

  Evento passado
De 14 a 15 Junho 2024

Em Age of Content, (LA)HORDE questiona a nossa relação física e emocional com a abundância de conteúdos e realidades simultâneas que caracterizam o mundo contemporâneo. O espetáculo é concebido como uma exploração de diferentes realidades através de corpos em busca de novos horizontes. A dança desenvolve-se como um passeio por um cenário criado como um fresco de paradigmas, por sua vez atravessados e perfurados por corpos que se confrontam, chocam, desafiam, atacam, lutam, fogem, abraçam, desejam e amam.

As nossas encarnações virtuais já não são a simples representação de um Real referente; têm a sua própria existência autónoma que influencia diretamente a forma como nos movemos e comunicamos com os nossos corpos. Através da sua multiplicidade, tecem um número infinito de realidades e narrativas que se justapõem, formando um multiverso no qual existimos de muitas formas diferentes, num espaço-tempo totalmente desconstruído.
A era dos conteúdos resolve-se num esbatimento das fronteiras entre o real e o simulado, conduzindo a uma inversão de códigos que observamos como um momento sem precedentes na história da representação. Os nossos avatares reflectem os nossos corpos ou é o contrário? Ou somos conduzidos pelas nossas múltiplas identidades virtuais?

No trabalho de (LA)HORDE, o palco é um lugar propício para questionar os ambientes em que vivemos online e offline. Um lugar com a sua própria realidade, onde podemos explorar coletivamente estas diferentes encarnações através do encontro, do conflito, do abraço, da coesão e da dança.
A criação coreográfica do coletivo baseia-se em vários mundos imaginários que contêm esta relação ambígua entre o corpo real e o corpo simulado: filmes de ação, acrobacias, musicais, jogos de vídeo de mundo aberto e redes sociais como o TikTok.

 

Dia 14 e 15 de junho, às 19h30 no Grande Auditório do Teatro Rivoli no Porto.

 

Espectáculo ao vivo