
A construção do comum

17 Março 2024 (16:00)
Perante a grave crise de habitação e as sérias consequências da privatização da terra, como subverter o sistema convencional de propriedade para implementar uma propriedade coletiva de bens comuns? Como podem os arquitetos contribuir para qualificar a compreensão da produção e do cuidado do habitat coletivo? Pode o design reforçar a pertença à comunidade e aumentar o sentido de lugar?
Para aprofundar os argumentos em torno da propriedade e dos cuidados não especulativos no âmbito da exposição Habitar Lisboa no MAC/CCB, o Centro de Arquitetura/Garagem Sul recebe o filósofo francês Pierre Dardot para desenvolver a atividade prática do Comum e articular a forma como o Comum se tornou o princípio definidor e uma ferramenta conceptual crítica para os movimentos políticos alternativos no século XXI. A Dardot juntam-se os arquitetos Joanne Pouzenc e Alex Römer, do ConstructLab, que defendem que a união pode ser fomentada através do design e que o nosso objetivo deve ser o de construir terrenos não apenas comuns mas também de convívio. A conversa é moderada pela crítica e curadora Julia Albani.
Esta conversa é a primeira de uma série de eventos em torno do Comum, iniciada e organizada pelo Institut Français du Portugal e pelo Goethe-Institut Portugal, em parceria com o Centro de Arquitetura / Garagem Sul, apoiada pelo fundo franco-alemão e desenvolvida no âmbito do programa paralelo da exposição Habitar Lisboa (comissariada por Marta Sequeira).

Debate de ideias
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Livro
Música
Não classificado