Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Olhares franceses sobre a Revolução dos Cravos

Exposição aberta ao público no dia 13 de maio

No âmbito da comemoração do cinquentenário da Revolução dos Cravos, está atualmente patente na Embaixada de França uma exposição intitulada “Olhares franceses sobre a Revolução dos Cravos”.

 

A Embaixada de França em Portugal, em colaboração com o Institut français du Portugal, concebeu esta exposição como um contributo para as comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos.

Mostra o interesse, ou mesmo a paixão, que os acontecimentos ocorridos em Portugal em 25 de abril de 1974 e até 1976 suscitaram em França.

Pela primeira vez, são exibidos os arquivos diplomáticos da época, incluindo uma seleção de telegramas diplomáticos enviados pelo Embaixador de França em Lisboa, Bernard Durand, ao Quai d’Orsay e às mais altas autoridades francesas ao longo desses dois anos.

A exposição reúne ainda os principais títulos da imprensa francesa, bem como artigos, fotografias e arquivos audiovisuais que dão uma perspetiva francesa deste período fundamental para o Portugal democrático.

Enfim, apresenta um conjunto de testemunhos inéditos de personalidades políticas, mediáticas e culturais francesas, que nos contam o “seu” 25 de abril de 1974 e a sua visão dos acontecimentos que se seguiram.

A exposição está aberta ao público na terça-feira, 4 de junho, mediante inscrição e no limite dos lugares disponíveis.

INSCREVER-SE

 

A exposição é referenciada pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril