Saltar para o conteúdo principal
pt

Concurso selecção internacional da Ecole Nationale Supérieure (ENS) de Paris

Nenhum pedido em curso

Apresentação

Tratando-se simultaneamente de uma grande escola e de uma universidade, a ENS ministra no coração de Paris, mais precisamente no « Quartier Latin » , uma formação de excelência pela investigação que conduz às diferentes profissões do ensino e da ciência, e que ajuda na formação dos quadros superiores das administrações públicas e das empresas francesas e europeias. Esta instituição define e estabelece uma politica de investigação científica e tecnológica numa perspectiva multidisciplinar e internacional.

O concurso da seleção internacional destina-se aos estudantes das áreas tanto de letras como de ciências que tenham seguido um primeiro ciclo de estudos no âmbito internacional.

O concurso da seleção internacional desenrola-se em dois tempos :

  • Uma seleção por dossier
  • Provas escritas e orais (Letras) organizadas em Paris, ou provas orais unicamente (Ciências) .

Em 2019, a ENS, abre 10 lugares, para as disciplinas científicas e 10 para as disciplinas literárias.

Os premiados do concurso ficarão estudantes « normaliens » da ENS. Receberão uma bolsa mensal no valor de 1000€ durante 3 anos e terão ainda um alojamento no campus da Escola. Ao fim dos três anos de estudos, receberão o diploma da ENS assim como um mestrado na sua área de especialização.

Condições gerais de acesso

  • Candidatura só possível antes dos 26 anos
  • Candidatura à seleção internacional da ENS pela primeira vez
  • Não ter residido em França mais de 10 meses quer no ano da candidatura como no ano precedente
  • Justificar a validação de pelo menos um ano universitário no estrangeiro (excluindo França) no ano civil que precede a abertura das candidaturas
  • Justificar, a 1 de Setembro, de acordo com o júri de admissão, a validação de pelos menos dois anos de ensino superior no estrangeiro (excluindo França).

A titulo excepcional, o director da ENS pode autorizar candidaturas que tenham um percurso académico no estrangeiro, fora do comum, e que possam não estar de acordo com os pré-requisitos referidos anteriormente.

Como fazer ?

A inscripção no concurso da seleção internacional 2019 efetuar-se-á de acordo com os calendários (letras e ciências) – detalhadamente em aqui.

  • Se o dossier estiver completo na plataforma das candidaturas, será submetido ao júri.
  • Se o júri selecionar o dossier, o candidato é chamado para fazer as provas escritas e orais.
  • A classificação nestas provas, determinará a lista dos estudantes admitidos à ENS.

NB : Os candidatos interessados pelo departamento de estudos cognitivos poderão escolher entre a seleção internacional opção letras e a seleção internacional opção ciências. Para mais informações, podem consultar ainda o site cogmaster.

DATAS CHAVES

Ciências

Sessão 2019 : Candidatura entre 18 de setembro e 19 de outubro de 2018

Letras

Sessão 2019 : Candidatura entre 18 de setembro e 31 de outubro de 2018

Sem categoria