Livros – Estreias do mês de dezembro de 2025

A História do Não de Serge Bloch e Elena Levi
«NÃO» é uma das primeiras palavras que aprendemos a dizer quando somos bebés. Um NÃO pode ser muito irritante, aborrecido e até triste. Alguns NÃOS são mais que justos, enquanto outros são profundamente injustos. Mas como nasceu o NÃO? E mais importante ainda: para que serve? Recorrendo a exemplos como o de Rosa Parks ou a Revolução Francesa, este é um livro pertinente e indispensável para tempos incertos, que nos mostra como um «NÃO» arrojado pode mudar o curso da história.
Anaïs Nin. No mar das mentiras de Léonie Bischoff
No início da década de 1930, Anaïs Nin vive nos subúrbios de Paris. Várias vezes desenraizada, insatisfeita com a sua vida de casada, cresceu em dois continentes, falava três línguas, e lutava para encontrar o seu lugar numa sociedade que relegava as mulheres para papéis secundários.
Léonie Bischoff explora livremente a sensualidade de umas das personalidades mais fascinantes do século XX, mergulhando nas suas obras, no seu diário e na sua correspondência com Henry Miller.
Céleste e Proust de Chloé Cruchaudet
Em Céleste e Proust, Chloé Cruchaudet relembra a vida de Céleste Albaret, a mulher cuja presença se tornou indispensável para um dos maiores nomes da literatura mundial: Marcel Proust. Muito mais do que uma simples governanta, Céleste foi confidente e colaboradora do escritor, desempenhando um papel crucial na criação da sua obra-prima.
Pensamento Straight e outros ensaios de Monique Wittig
Obra de referência do feminismo materialista que revolucionou os estudos de género, Pensamento Straight e outros ensaios, reúne os mais importantes textos políticos e teóricos de Monique Wittig, escritos entre 1976 e 1990. A autora defende que a heterossexualidade nem é natural nem uma orientação sexual entre outras, mas um regime político. Assente na relação de domínio dos homens sobre as mulheres, a sociedade heterossexual produz nas estruturas de pensamento a doutrina da diferença entre os sexos para legitimar e perpetuar a exploração e opressão das mulheres. A figura da lésbica é então apresentada como uma brecha, uma fissura no sistema de «pensamento straight», que permite abandonar de vez a ideia de que o sexo constitui uma categoria natural e não política, e questionar a linguagem, a ordem social, a luta de classes e as estruturas de poder.

Nautilus – Volume 2 – A herança do Capitão Nemo de Mathieu Mariolle e Guénaël Grabowski
A sua sombra aterrorizou os oceanos, e fez tremer nações inteiras durante anos. Génio científico, cego pela vontade de vingança e justiça, nunca quis ser conhecido de ninguém. Mas a posteridade gravou o seu nome: Nemo. Kimball, agente da coroa britânica, conseguiu libertar um Capitão Nemo já envelhecido, da longínqua fortaleza russa onde estava aprisionado. Agora, chegados ao esconderijo do Nautilus, terão de empreender uma perigosa viagem em busca dos documentos que podem inocentar Kim e impedir uma guerra generalizada… e terão de sobreviver a uma inimizade nascente entre ambos!





Livro
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Música
Não classificado