Livros – Estreias do mês de novembro de 2025

O mago do Kremlin de Giuliano da Empoli
Era chamado o «mago do Kremlin». O enigmático Vadim Baranov foi realizador e produtor de reality shows antes de se tornar a eminência parda de Putin, conhecido como o Czar. Desde que se demitira do cargo de conselheiro do Czar, as lendas a respeito dele, em vez de se extinguirem, tinham-se multiplicado, sem que ninguém fosse capaz de separar o falso do verdadeiro. Até que, uma noite, ele confiou a sua história ao narrador deste livro.
Viver com homens. Reflexões sobre o caso Pelicot de Manon Garcia
No outono de 2024, meia centena de homens foram julgados num tribunal do sul de França por um crime que chocou a opinião pública. Gisèle Pelicot fora repetidamente sedada pelo marido ao longo de uma década e oferecida a desconhecidos recrutados na internet para a violarem. A filósofa Manon Garcia, evocando a memória de Hannah Arendt no julgamento de Eichmann, assistiu presencialmente às audiências em tribunal. Atormentada pelo caso, relata o processo e constata que ele revela — na tolerância com que pôde prolongar-se durante tanto tempo — um profundo problema masculino, um profundo problema social.
Bom dia, Tristeza de Françoise Sagan
Romance de formação, publicado no inicio dos anos 50 em França por uma menina de 19 anos, tornou-se um dos maiores best seller mundiais. Com várias edições em Portugal, estava, no entanto, há muito tempo sem uma edição brochada para o grande público. Aqui está ela, imperdível.
A casa dos Krull de Georges Simenon
Os Krull são uma família de imigrantes alemães que vive há gerações na última casa junto ao canal de uma localidade do interior de França. Procuram manter-se discretos e integrar-se, vão ao templo ao domingo, ganham a vida com a sua pequena mercearia, o fi lho estuda Medicina, mas aos olhos da vizinhança continuam «estrangeiros», merecendo tão-só desconfiança e hostilidade. À medida que o cerco à família aperta quando um terrível crime abala a comunidade, os Krull têm eles próprios de lidar com um hóspede inesperado, de intolerável estranheza e conduta, também ele estrangeiro aos seus olhos, o jovem primo Hans, «o verdadeiro Krull da Alemanha».
Mishima ou A Visão do Vazio de Marguerite Yourcenar
A 25 de novembro de 1970, o mais reconhecido romancista japonês do pós-guerra, Yukio Mishima, chocou o mundo ao cometer seppuko, famoso ritual de suicídio japonês, por norma reservado à classe guerreira. Neste livro, Marguerite Yourcenar, atenta leitora de Mishima e estudiosa dos papéis culturais da ficção, desvenda a vida e a política do autor: a sua afeição pela cultura ocidental, a sua família e a sua homossexualidade, os seus escritos e a sua morte, que cuidadosamente premeditou.
O que não sei de ti de Éric Chacour
Cairo, anos 1960. Tarek, ainda rapaz, vê o seu destino traçado: será médico, tal como o pai, e há de casar e ter filhos. Sob o olhar atento da família, este trilho não sofre desvios. Até que Tarek conhece Ali, e tudo muda. O relacionamento interdito entre os dois homens, separados por todas as convenções sociais e de classe, deixará um rasto de destruição. Anos depois, encontramos Tarek sozinho, do outro lado do mundo. Alguém começa a escrever sobre ele e para ele, reconstituindo em detalhe um passado que Tarek preferia esquecer.
Astérix na Lusitania de Fabcaro e Didier Conrad
Numa bela manhã de primavera, um desconhecido vindo da longínqua Lusitânia – essa terra soalheira a ocidente da Hispânia – chega à aldeia dos nossos heróis. Trata-se de um antigo escravo, que conhecemos em O Domínio dos Deuses, agora em busca da lendária Poção Mágica para libertar a sua terra do jugo romano. Astérix e Obélix partem rumo a oeste numa nova missão, atravessando paisagens desconhecidas e enfrentando novos desafios… incluindo o sol lusitano, o espírito resistente dos povos locais e, claro, as intermináveis confusões que só eles conseguem causar!








Livro
Arquitetura
Artes visuais
Cinema
Debate de ideias
Digital
Espectáculo ao vivo
Francês
Institucional
Música
Não classificado