Saltar para o conteúdo principal
pt

Livros – Estreias do mês de março

Sede de Amélie Nothomb

Sacrilégio ou blasfémia? Amélie Nothomb cria um Jesus que nos fala em tom lírico e filosófico, mas também com um humor redentor. Surgem os apóstolos, o traidor Judas, Maria Madalena, os milagres, a crucificação, a morte e ressurreição, mesmo as conversas de Jesus com o Pai.
Ironicamente, aqueles que haviam sido alvo dos milagres de Jesus protestam agora contra efeitos colaterais indesejados: o antigo cego queixa-se da fealdade do mundo, o antigo leproso reclama que mais ninguém lhe dá esmola, o sindicato dos pescadores de Tiberíades acusa Jesus de favorecimento de uma das tripulações, Lázaro conta como é hediondo viver com o cheiro de cadáver colado à pele. Sem conseguir dormir, Jesus recorda como chegou até ali, confessa ter medo da crucificação e da morte e reflecte sobre os três pilares da Humanidade: amar, morrer… e ter sede.

Publicado pela editora Guerra e Paz

 

 

 

Morte a crédito de Louis-Ferdinand Céline

Livro marcante da literatura francesa, publicado originalmente em 1936, Morte a Crédito elevou o conceito de texto confessional. Narrando a vida de Ferdinand Bardamu, nele, violência e erotismo, desespero e comédia, repugnância e poesia entrelaçam-se para pintar o cenário dos bairros pobres de Paris das primeiras décadas do século xx. É aí que, nos anos 30, Ferdinand trabalha como médico, assistindo diariamente à miséria humana e deixando-se deambular pela opressão da cidade, pelas memórias de infância, pelos dramas presentes e pela fantasia, derradeiro apelo. Escrito com grande crueza, esta é uma experiência de leitura fascinante, exemplo do génio de um dos maiores novelistas franceses.

Publicado pela editora Livros do Brasil

 

 

 

 

Memória de Rapariga de Annie Ernaux

Em Memória de Rapariga, Annie Ernaux regressa ao verão de 1958, aquele em que, numa colónia de férias, pela primeira vez passou a noite com um homem. Uma noite que provocaria uma onda de choque com reverberações violentas no seu corpo e na sua existência durante os dois anos que se seguiram. A partir de imagens indeléveis da sua memória, de fotografias e de cartas escritas a amigas, interroga agora a rapariga que foi, num vaivém implacável entre o passado e o presente.

Publicado pela editora Livros do Brasil

 

 

 

 

Livro